Relacionamento

A história de amor nascida do encontro entre guarda de fronteira e refugiada

Bobi Dodevski e Noora Arkavazi/Arquivo Pessoal
Bobi Dodevski e Noora Arkavazi: encontro na fronteira acabou rendendo um casamento Imagem: Bobi Dodevski e Noora Arkavazi/Arquivo Pessoal

06/01/2017 14h27

Bobi Dodevski não deveria estar trabalhando no chuvoso dia de março em que conheceu sua futura mulher. Mas o guarda de fronteira da Macedônia, de 35 anos, concordou em cobrir um colega.

Entre os milhares de refugiados que esperavam atravessar a fronteira naquele dia estava Noora Arkavazi, que viajava com sua família desde o Iraque.

A jovem de 20 anos deixou sua casa em Diyala, uma província sitiada pela violência, no início de 2016. Ao lado dos pais, irmão e irmã, seguiu um caminho bem conhecido rumo ao oeste - atravessando a fronteira do Iraque para a Turquia, pegando um barco para a ilha grega de Lesbos e eventualmente entrando na Macedônia.

Enquanto a família esperava para saber se seria autorizada a cruzar a fronteira do país com a Sérvia, ela e o guarda se conheceram.

Dodevski viu algo especial em seus olhos. "Foi o destino", contou ele à BBC.

'Você está apaixonado!'
Quando o casal se encontrou, o destino dos refugiados na Macedônia estava por um fio - os países balcânicos fechavam suas portas.

"Tinha um sonho simples, viver com minha família na Alemanha", disse Arkavazi à agência de notícias AFP.

Ela fala seis línguas e, ao chegar à fronteira sentindo-se mal, foi direcionada a Dodevski por que ele falava inglês.

"A primeira vez que atravessei a fronteira, tive uma febre muito alta e caí muitas vezes. Bobi imediatamente enviou a Cruz Vermelha para me salvar."

Dodevski disse que tentou manter uma postura profissional, mas um colega rapidamente percebeu os sinais de que ele sentia algo a mais por Arkavazi.

A jovem conta que o colega de trabalho do guarda censurou sua falta de foco: "Acho que você está apaixonado, que alguém roubou seu cérebro aqui na fronteira!"

"Depois disso conversei com ele, e senti como se algo tivesse acendido em mim", contou ela. "Queria falar mais com ele."

Dodevski também disse ter sentido algo diferente.

"Vejo muitas, muitas meninas - talvez [mais bonitas], um pouco, do que Noora. Mas vi algo especial nos olhos dela e disse: 'É isso. Eu preciso que Noora fique aqui para que seja minha mulher!"

Dez pedidos de casamento
Quando se recuperou do mal-estar, Arkavazi começou a ajudar a Cruz Vermelha local.

Enquanto refugiados do campo de trânsito de Tabanovce esperavam por notícias sobre seu futuro, o guarda macedônio e a jovem iraquiana se conheciam aos poucos.

Ele levou Arkavazi e a mãe dela a mercados próximos para que comprassem roupas e comida. Ela ficou impressionada com a maneira como Dodevski brincava com os filhos dos migrantes, diferente do que ocorria com seus colegas, mais sérios.

Em um dia em abril, o casal estava jantando em um restaurante e ele ficou visivelmente nervoso - tremia e bebia muita água.

"Eu disse 'você está brincando'", conta Arkavazi. "Mas ele repetiu isso umas dez vezes: 'você quer casar comigo?'"

Ela disse sim.

O guarda, cristão ortodoxo, e a jovem, muçulmana curda, se casaram na cidade macedônia de Kumanovo, sob os olhares de 120 convidados de todas as religiões, incluindo integrantes da Cruz Vermelha.

Perguntada sobre seu noivado rápido, a iraquiana disse que foi amor à primeira vista. "Foi o que aconteceu entre mim e Bobi."

Embora sua família tenha conseguido chegar à Alemanha, ela ficou na Macedônia com seu marido e os três filhos dele. Os cinco vivem juntos em Kumanovo.

E logo serão seis. "Estou grávida, quatro meses!", contou Arkavazi, rindo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Blog do Fred Mattos
Redação
Redação
Redação
do UOL
Comportamento
Redação
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
do UOL
Da Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo