Comportamento

Uma breve história da selfie desde 1839

Reprodução/Twitter
Britney Spears e Paris Hilton em foto feita em 2006 e postada no Twitter; Paris disse que as duas teriam 'inventado' a selfie Imagem: Reprodução/Twitter

Imran Rahman-Jones

Da BBC

26/11/2017 10h04

"Onze anos atrás, eu & Britney inventamos a selfie!", escreveu Paris Hilton em sua conta no Twitter na semana passada, postando duas fotos dela e de Britney Spears em 2006.

Mas, como alguns dos seguidores do Twitter apontaram, nem a socialite nem a cantora americana existiam quando a selfie foi inventada. Elas chegaram atrasadas cerca de 167 anos para reivindicarem esse feito.

A BBC mostra a seguir como a selfie começou - e como evoluiu desde a invenção da fotografia.

1839: O desbravador

Getty Images
Imagem: Getty Images

A mais antiga fotografia selfie acredita-se que seja de Robert Cornelius aos 30 anos, que a tirou do lado de fora de sua loja de lâmpadas na Filadélfia, nos EUA.

Ele parece não saber se a foto vai funcionar ou não - isso não surpreende, já que a tecnologia daquela época significava que ele teria que permanecer em pé por mais de 15 minutos para conseguir a foto.

1914: Adolescentes a bordo

Ah, selfies no espelho. Enquanto a maioria de nós associa esse retrato ao início dos anos 2000 (antes das câmeras com lentes frontais), volte cem anos atrás e você descobrirá que a realeza russa já fazia essas fotos.

A duquesa Anastásia Nikolaevna, filha mais nova do czar Nicolau 2º, tirou a foto que circulou no Twitter depois do post de Paris Hilton quando tinha 13 anos, em 1914.

Em uma carta a seu pai, a duquesa escreveu: "Tirei essa foto de mim mesma me olhando no espelho. Foi bem difícil porque minhas mãos estavam trêmulas".

1920: Seu pai descobre as selfies

O fotógrafo nova-iorquino Joseph Byron tirou uma selfie dele e de seus amigos (apesar de nenhum deles parecer saber onde a câmera está) em um terraço em 1920.

A câmera era uma caixa grande e pesada - o que explica por que dois deles a estão segurando.

1938: Celebridades entram na história

 

Antes de as irmãs Kardashian posarem em selfies no banheiro, Frank Sinatra já o fazia.

A selfie reproduzida nas redes sociais foi tirada quando o cantor tinha 23 anos, antes de ele ficar realmente famoso. Ele usa um chapéu e faz um sinal de 'ok' para a câmera.

1966: A típica selfie do ano sabático

 

Todos nós conhecemos uma pessoa que "se encontrou consigo mesma" viajando pela Ásia - e conseguiu documentar toda essa experiência por meio de selfies.

Isso foi o que o George Harrison, guitarrista dos Beatles, fez quando ele foi para a Índia em 1966 e levou sua câmera olho de peixe.

Justiça seja feita, isso levou a banda a fazer algumas das melhores músicas de todos os tempos.

2002: A palavra selfie é finalmente inventada

Os australianos são conhecidos por encurtarem as palavras e colocarem a terminação "-ie" em algumas delas.

Então não surpreende que o primeiro registro da palavra selfie (abreviação da palavra self-portrait, que, em inglês, significa autorretrato) foi registrada num forum online da Austrália em 2002.

Um homem chamado Nathan Hope postou uma foto de seu lábio cortado em uma festa de aniversário de 21 anos de um amigo, em que ele escreveu "desculpem o foco, era uma selfie".

2011: Macaquices

Um macaco tornou-se centro de uma batalha judicial sobre direitos autorais.

A famosa selfie tirada por Naruto foi trabalho do fotógrafo David Slater, que deixou vários macacos brincarem com sua câmera.
 

A imagem travou uma disputa legal sobre quem seria dono da foto - basicamente questionando se seria quem realmente apertou o botão.

Uma corte dos EUA decidiu que Naruto não poderia ser dono dos direitos autorais porque ele é um macaco.

2013: Selfie é a palavra do ano

Em um ano em que selfies com o papa Francisco viralizaram e Barack Obama foi criticado por tirar uma selfie com David Cameron e com o primeiro-ministro dinamarquês Helle Thorning, o dicionário inglês Oxford escolheu "selfie" a sua palavra do ano.

Reuters
Os fiéis não deixam de pedir uma selfie ao papa Francisco quando chegam perto do pontífice Imagem: Reuters

2014: A selfie do Oscar quebra a internet

Em 2014, quando apresentava a cerimônia do Oscar, Ellen DeGeneres disse, ao vivo, que queria ter a foto mais retuitada de todos os tempos.

Ela então foi à plateia e fez uma selfie com os atores Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Meryl Streep. Ela postou, e logo a imagem viralizou e virou a imagem mais retuitada até então.

Neste ano, o recorde de retuítes passou para um adolescente que participou de uma campanha pedindo um ano de nuggets grátis para uma rede de fast food.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

BBC
Bloomberg
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Agência Estado
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
do UOL
BBC
AFP
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo