Topo

Os estranhos conselhos sexuais de um manual banido há quase 300 anos no Reino Unido

Manual de 1720 dá dicas de sexo - Hanson"s Auction House/Divulgação
Manual de 1720 dá dicas de sexo Imagem: Hanson's Auction House/Divulgação

13/02/2018 18h35

Um manual escrito há 300 anos com "os segredos do sexo" -- banido na época de sua publicação e, acredita-se, com circulação restrita até os anos 1960 - deve ir a leilão no próximo mês no Reino Unido.

Datado de 1720, "Aristotle's Masterpiece Completed In Two Parts, The First Containing the Secrets of Generation" (em tradução livre, "A Obra-Prima de Aristóteles, Feita em Duas Partes, Contendo a Primeira os Segredos da Procriação) foi redigido por um autor desconhecido, que usava o pseudônimo de Aristóteles e que oferecia um leque variado e bastante questionável de recomendações.

A seguir, listamos alguns dos conselhos -- muitos deles insólitos -- que a obra dava aos britânicos do século 18.

Não deite com animais

O manual -- com a ajuda de imagens em xilogravura bastante explícitas -- alerta as mulheres que, se mantivessem relações sexuais com animais, correriam o risco de dar à luz "monstros".

Um dos desenhos mostra um homem dotado de uma grande cauda; outro traz uma criança com os braços cobertos por penas e com um pé de galinha no lugar das duas pernas.

A criança-pássaro aparentemente nasceu na Itália, em 1512. Sua aparência bizarra seria culpa exclusiva da mãe, que era "imoral e impura".

Encare seu marido

A aparência da criança depende completamente da imaginação da mãe -- pelo menos para o autor da "obra-prima".

O livro afirma que "se as mulheres lançarem os olhos sobre corpos doentes, a força da imaginação poderia produzir uma criança com lábio cabeludo ou com a boca retorcida".

Como evitar isso? Durante a relação sexual, as mulheres deveriam encarar com gravidade o homem e "focar seu pensamento nele". Assim, a criança pareceria com o pai -- que, espera-se, não tenha lábios cabeludos ou a boca retorcida.

Coma as coisas certas

Homens que queiram "espalhar sua semente", por sua vez, deveriam privilegiar uma dieta à base de raízes e de aves que cantam.

A longa lista de alimentos recomendados para ajudar no desempenho sexual dos homens inclui ovos, gengibre, nabo, pardais, melros, perdizes e pombos jovens.

As mulheres, o gênero mais propenso às indulgências sexuais, deveriam evitar "comidas gordurosas e temperos", porque esses alimentos fariam com que seu corpo se tornasse mais quente.

Outra solução para as moças era simplemente se casarem - e quando o desejo delas fosse desfrutado pelos maridos, "elas se tornariam mais felizes e mais cheias de vida".

Não se apresse

Aí vai uma dica para o homem dos sonhos: "Quando fizer o que a natureza pede, o homem deve ter o cuidado de não se desvencilhar muito cedo do aconchego de sua mulher."

Afinal, é uma questão de boas maneiras.

Use a seleção de gênero a seu favor

Quer ser mãe de uma menina? Para isso, logo depois do sexo, a mulher deveria deitar-se sobre seu lado esquerdo. Se quisesse um menino, deveria deitar-se sobre seu lado direito.

Enquanto isso, "o melhor período para ter descendentes homens é quando o sol está em Leão e a Lua, em Virgem, Escorpião ou Sagitário".

Para trazer ao mundo uma menina, contudo, o livro afirma que o período mais apropriado é quando "A Lua está na fase minguante, em Libra ou em Aquário".

Lembre que os homens vêm primeiro lugar

A obra fala sobre os homens como sendo "a maravilha do mundo, à qual todas as coisas estão subordinadas" e "cuja semente deveria ser vista como uma dádiva divina, revestida em abundância com espírito vital".

De forma romântica, ela sentencia: "Sem dúvida, a união de dois corações no sagrado matrimônio é, das condições, a mais feliz, pois o homem passa a ter um 'segundo eu' para dividir seus pensamentos e uma doce companhia em seu trabalho".

E qual mulher sensata não gostaria de ser considerada o "segundo eu" de seu marido?