Topo

Grupo feminista pede retirada de estátua de Woody Allen no norte da Espanha

Woody Allen -  REUTERS/Yves Herman
Woody Allen Imagem: REUTERS/Yves Herman

da EFE, em Oviedo

19/01/2018 09h13

A Plataforma Feminista de Astúrias (norte da Espanha) exige a retirada de uma estátua de bronze que reproduz a figura de Woody Allen no centro da cidade de Oviedo devido às denúncias de abusos sexuais feitas por sua filha adotiva Dylan Farrow.

O grupo já fez este pedido informalmente em frente à mesma estátua durante a manifestação realizada em 25 de novembro, pela ocasião do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher.

Veja também

Eva Irazu, membro deste coletivo, explicou em declarações à Agência Efe que o "canal" para pedir formalmente a retirada é o Conselho de Mulheres da Câmara Municipal de Oviedo, onde a plataforma não tem representação, mas sim uma das associações que a integram.

O grupo deve se reunir no próximo sábado para preparar a jornada de greve convocada pelo movimento feminista para o dia 8 de março, um encontro que, por conta das acusações de Dylan Farrow contra o cineasta, será aproveitado para retomar pretensão de retirar a estátua.

O objetivo, disse Eva, é que alguma associação leve ao Conselho de Igualdade tal pedido à Câmara Municipal de Oviedo "para que pelo menos seja debatido".

"Queremos que seja retirada porque não é alguém digno de ser homenageado" nas ruas de Oviedo, ressaltou a ativista.

A estátua, em bronze e de estilo hiper-realista, foi instalada em 2003 em homenagem ao diretor, roteirista e ator por suas palavras sobre Oviedo na visita que fez à cidade para receber o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes.

"Oviedo é uma cidade deliciosa, exótica, bela e pedestrianizada; é como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse... Oviedo é como um conto de fadas", disse o cineasta, cujas palavras acompanham a estátua que imortalizou sua passagem pela capital asturiana.

A figura, que reproduz o artista caminhando e é obra do escultor Vicente Santarua, se transformou em um dos pontos turísticos mais fotografados da cidade.

Woody Allen é um amante declarado das Astúrias, e em 2007 escolheu locações da região para rodar algumas das cenas do filme "Vicky Cristina Barcelona", protagonizada por Javier Bardem, Penélope Cruz e Scarlett Johansson, entre outros.

Além disso, o cineasta americano visitou a cidade em várias ocasiões nas suas férias pela Europa.