Não chegou ao orgasmo? Problema também atinge os homens, mas tem solução

Quem pensa que a dificuldade de chegar ao orgasmo durante a relação sexual é um problema exclusivamente feminino está enganado. Alguns homens também não conseguem "chegar lá" e, na área médica, essa incapacidade é conhecida como transtorno orgástico masculino.

Como é

O homem que apresenta esse problema consegue ter ereção e até uma relação sexual, mas costuma ter dificuldade de atingir o clímax. O engenheiro Roberto*, 37 anos, de São Paulo, diz que isso ocorre quando ele não "curte" a mulher.

Estava saindo com uma colega de trabalho, quando ela bateu na porta do meu apartamento vestida somente de lingerie com um casaco por cima. Foi surpreendente e muito excitante, mas ela não parava de falar durante a transa e fui perdendo o tesão. Mantive a ereção e a relação sexual até o final, mas não cheguei ao orgasmo e nem ejaculei.
Roberto, engenheiro

Diferentemente da mulher, o orgasmo masculino costuma ser mais evidente. Ele, geralmente (mas nem sempre), é acompanhado de uma resposta fisiológica visível: a ejaculação. Desta forma, para o homem é mais complicado fingir que chegou lá.

Quando o homem tem dificuldade, pode sentir sua masculinidade fragilizada e/ou achar que não faz sua parceira se sentir completamente desejada —o que pode piorar ainda mais a situação. Caso esta seja uma condição recorrente, vale consultar um especialista para chegar ao diagnóstico e realizar o tratamento necessário.

Transtorno orgástico masculino não se confunde com impotência. Esta se configura quando o homem não consegue fazer com que o pênis fique ereto —que pode ser até por motivos semelhantes aos da inexistência do orgasmo. Ou seja, é possível um homem ter ereção sem ejaculação e orgasmo sem ejaculação. Orgasmo é a sensação, ejaculação é a saída de esperma do pênis.

Motivos

Há uma variedade de explicações possíveis para a falta de orgasmo masculino, segundo estudo realizado pelo urologista Irwin Goldstein, da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. Entre as causas e sintomas mais conhecidos, destacam-se:

  • Hipotireoidismo: a glândula tireoide não produz hormônio suficiente, o que pode lesar os órgãos envolvidos na produção e transmissão do impulso sexual.
  • Hipogonadismo: ineficiência dos hormônios reprodutivos com ou sem defeitos de fertilidade, cujos testículos não produzem testosterona suficiente.
  • Transtornos psicológicos: depressão, ansiedade, estresse, irritação, preocupação excessiva e nervosismo podem prejudicar a relação sexual.
  • Uso de alguns medicamentos antidepressivos, por exemplo, pode prejudicar a qualidade do sexo.
  • Neurológicos: infarto, esclerose e neuropatia diabética podem limitar a capacidade de orgasmo.
  • Lesões físicas: ferimentos da medula espinhal e outras lesões graves podem prejudicar a capacidade de atingir o orgasmo.
  • Próstata: infecções ou cirurgias que afetam a próstata --ou outros órgãos pélvicos-- podem atrapalhar.
Continua após a publicidade

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes