Topo

Quer sair da rotina no relacionamento? Experimente pole dance

RENATA RODE<BR>Colaboração para o UOL

03/11/2010 15h00

Pole dance (dança no poste) é uma das técnicas que podem ajudar as mulheres que estão à procura de novas emoções. Um jeito de acrescentar um tempero ao relacionamento, sair da rotina, divertir-se e até melhorar a autoestima. Sem falar na forma física. A reportagem do UOL Estilo Comportamento reuniu informações, exercícios e imagens para facilitar o treinamento.

Striptease é mais que tirar a roupa

Popularizada com imagens do filme “Striptease” (1996), em que Demi Moore fazia acrobacias sensuais em um palco, e, recentemente, no Brasil, com a performance da atriz Flávia Alessandra, em uma novela global, a atividade vem ganhando adeptas no país inteiro. Além da conotação sensual, a técnica está se transformando em modalidade física nas academias para quem quer entrar em forma.

Que tal praticar? Mas, cuidado, o melhor é tentar sem grandes pretensões, já que requer certo treinamento (aprenda a fazer movimentos básicos aqui). A ideia é compartilhada por diversos motéis do Brasil, que oferecem suítes com o poste para prática de pole dance (veja fotos aqui). Antes, confira uma entrevista exclusiva com a professora Renata Wilke, que dirige uma escola da modalidade em São Paulo:

UOL Estilo Comportamento - Qualquer mulher pode praticar pole dance?

Renata Wilke - Qualquer uma pode praticar pole dance. Hoje, ensino meninas a partir dos 15 anos de idade, claro, mediante a autorização dos pais. A modalidade é uma atividade física bem completa que trabalha com toda a musculatura do corpo, e nesta idade a menina já tem toda base para começar a praticar. Atualmente, tenho alunas de 15 a 62 anos.

Quais os requisitos mínimos para iniciar nas aulas?

Assim como qualquer atividade física, a pessoa precisa se dedicar. Não é necessário praticar academia para realizar as aulas de pole dance, toda base técnica será oferecida em sala de aula. O importante é trazer um shortinho e uma toalhinha de mão para ter um aproveitamento 100% da aula, pois o contato entre a pele e a barra é extremamente necessário para não escorregar.

Quais os benefícios a prática do esporte traz?

O pole dance trabalha a musculatura do corpo de maneira uniforme, aumentando a elasticidade, fortalecendo braços, pernas e abdômen. Quando a aluna realiza os movimentos mais aeróbicos tem uma perda calórica estimada entre 200 a 450 calorias por hora, sendo realizado um trabalho de uma aluna por barra, para obter estes resultados. E como o pole também é uma dança, a atividade estimula a sensualidade e a autoestima.

Você notou um aumento de procura da atividade?

Sim, as pessoas estão deixando o preconceito de lado e vendo o lado sério da modalidade, como uma nova maneira de esculpir o corpo de uma maneira prazerosa e divertida. O pole dance é uma verdadeira ginástica em uma barra vertical.

Quantas aulas são necessárias para aprender as manobras mais fáceis?

Em média de três meses de aulas, de uma a duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula, a aluna já estará apta a realizar todos os movimentos de nível básico e assim poder até montar uma coreografia.

Há quanto tempo você é professora de pole dance?

Faço pole dance há quase sete anos. Fiz uma especialização na Argentina e hoje tenho título de máster Especialista técnica na modalidade. Além disso, ministro aulas há cinco anos. Hoje minha escola conta com média de 160 alunas matriculadas, e as aulas são ministradas durante todos os dias da semana e aos sábados.