Comportamento

Quer sair da rotina no relacionamento? Experimente pole dance

RENATA RODE
Colaboração para o UOL

03/11/2010 15h00

Pole dance (dança no poste) é uma das técnicas que podem ajudar as mulheres que estão à procura de novas emoções. Um jeito de acrescentar um tempero ao relacionamento, sair da rotina, divertir-se e até melhorar a autoestima. Sem falar na forma física. A reportagem do UOL Estilo Comportamento reuniu informações, exercícios e imagens para facilitar o treinamento.

Striptease é mais que tirar a roupa

Popularizada com imagens do filme “Striptease” (1996), em que Demi Moore fazia acrobacias sensuais em um palco, e, recentemente, no Brasil, com a performance da atriz Flávia Alessandra, em uma novela global, a atividade vem ganhando adeptas no país inteiro. Além da conotação sensual, a técnica está se transformando em modalidade física nas academias para quem quer entrar em forma.

Que tal praticar? Mas, cuidado, o melhor é tentar sem grandes pretensões, já que requer certo treinamento (aprenda a fazer movimentos básicos aqui). A ideia é compartilhada por diversos motéis do Brasil, que oferecem suítes com o poste para prática de pole dance (veja fotos aqui). Antes, confira uma entrevista exclusiva com a professora Renata Wilke, que dirige uma escola da modalidade em São Paulo:

UOL Estilo Comportamento - Qualquer mulher pode praticar pole dance?

Renata Wilke - Qualquer uma pode praticar pole dance. Hoje, ensino meninas a partir dos 15 anos de idade, claro, mediante a autorização dos pais. A modalidade é uma atividade física bem completa que trabalha com toda a musculatura do corpo, e nesta idade a menina já tem toda base para começar a praticar. Atualmente, tenho alunas de 15 a 62 anos.

Quais os requisitos mínimos para iniciar nas aulas?

Assim como qualquer atividade física, a pessoa precisa se dedicar. Não é necessário praticar academia para realizar as aulas de pole dance, toda base técnica será oferecida em sala de aula. O importante é trazer um shortinho e uma toalhinha de mão para ter um aproveitamento 100% da aula, pois o contato entre a pele e a barra é extremamente necessário para não escorregar.

Quais os benefícios a prática do esporte traz?

O pole dance trabalha a musculatura do corpo de maneira uniforme, aumentando a elasticidade, fortalecendo braços, pernas e abdômen. Quando a aluna realiza os movimentos mais aeróbicos tem uma perda calórica estimada entre 200 a 450 calorias por hora, sendo realizado um trabalho de uma aluna por barra, para obter estes resultados. E como o pole também é uma dança, a atividade estimula a sensualidade e a autoestima.

Você notou um aumento de procura da atividade?

Sim, as pessoas estão deixando o preconceito de lado e vendo o lado sério da modalidade, como uma nova maneira de esculpir o corpo de uma maneira prazerosa e divertida. O pole dance é uma verdadeira ginástica em uma barra vertical.

Quantas aulas são necessárias para aprender as manobras mais fáceis?

Em média de três meses de aulas, de uma a duas vezes por semana, com duração de uma hora cada aula, a aluna já estará apta a realizar todos os movimentos de nível básico e assim poder até montar uma coreografia.

Há quanto tempo você é professora de pole dance?

Faço pole dance há quase sete anos. Fiz uma especialização na Argentina e hoje tenho título de máster Especialista técnica na modalidade. Além disso, ministro aulas há cinco anos. Hoje minha escola conta com média de 160 alunas matriculadas, e as aulas são ministradas durante todos os dias da semana e aos sábados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Blog da Morango
Redação
Blog do Fred Mattos
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Opiniões Estilo
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Fred Mattos
Topo