Topo

Aprenda a escolher a lingerie de acordo com seu biótipo

Sutiã da Trifil, com detalhe bordado de paetês nas costas - Divulgação
Sutiã da Trifil, com detalhe bordado de paetês nas costas Imagem: Divulgação

RENATA RODE <BR>Colaboração para o UOL

11/11/2010 17h10

Que homem nunca se rendeu aos encantos de uma mulher perfumada, de salto alto e vestindo uma bela lingerie? Até as próprias mulheres massageiam o ego ao experimentar conjuntos ousados em frente ao espelho imaginando a cara do parceiro ao conferir a cena. Mas não é tão simples assim. Segundo Juliana Rebecchi, produtora de moda e personal stylist, há muito mais que gosto pessoal envolvido na escolha da roupa íntima. “Toda mulher, ao escolher uma lingerie, precisa levar em consideração a sua personalidade, além de, é claro, optar por peças que se moldem perfeitamente ao seu corpo fazendo com que ela se sinta o mais confortável possível”, indica a especialista.

  • Uma das grandes dúvidas na hora da compra é a escolha da cor. Juliana ensina como não errar:
  • Para todas: branco e preto são apostas certas, já que essas cores valorizam qualquer tipo de mulher
  • Loiras podem apostar nestas cores: vinho, tons violáceos e azul
  • Morenas: verde, roxo e pink
  • Negras: amarelo, turquesa e vermelho

Para aquelas que estão um pouco acima do peso, o corpete (com regulagens na parte traseira) molda a cintura e disfarça a barriguinha saliente. Além de ser uma peça eternizada nos anos 1940 e 1950 por musas do cinema como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.

Confira abaixo as dicas da personal stylist Juliana Rebecchi para não errar e escolha um dos dez modelos de nossa galeria que mais combina com seu estilo.

1 Se estou acima do peso, que cuidado devo ter ao comprar meu conjunto?

Os elásticos (da faixa da calcinha e das alças do sutiã) precisam ser firmes para que a peça dê sustentação. Porém, cuidado para que não sejam apertados demais: além de deformar o corpo, deixando-o deselegante, prejudica a circulação.

2 Calcinha e sutiã têm de combinar sempre?

A lingerie deve combinar com seu estilo. Se você é despojada e moderna, pode ousar usando peças que não sejam da mesma cor, mas que formem uma composição. Que tal experimentar uma calcinha roxa e um sutiã amarelo? Mas os conjuntos são sempre uma ótima saída, principalmente para as que não gostam muito de ousar.

3 Estampas de bichinhos podem ser usadas por mulheres de qualquer idade?

As estampas de bichos do tipo onça e zebra deixaram de ser uma ousadia e se tornaram clássicos. Acho válido, mas como elas são mais sensuais, cuidado para não deixar à mostra um sutiã com estampa de onça durante sua reunião de trabalho mais séria. Se os “bichinhos” forem estampas de gatinho e cachorrinho, só para as meninas com menos de 18 anos.

4 Alcinha de silicone no sutiã nem pensar?

Esse tipo de alcinha já teve sua vez, agora não mais. Além de não deixar a pele respirar, tornando sua lingerie desconfortável e anti-higiênica, é uma grande ilusão achar que ela não aparece. Atualmente, temos uma variedade enorme de modelos de sutiã - tomara-que-caia e frente-única, por exemplo - para substituir a alcinha de silicone.

5 Posso usar um corpete como blusa?

O corpete tem um apelo sensual, então se a proposta é um look ousado, vale. Com um blazer, por exemplo, quebra a seriedade e se torna um look de festa. Escolha um corpete neutro, sem muita renda, mas com um corte impecável.