Topo

Teste seu grau de amizade no relacionamento amoroso

RENATA RODE<BR>Colaboração para o UOL

26/11/2010 07h00

A amizade é uma grande aliada para tornar o relacionamento duradouro. Que o diga Evelin Müller, casada há cinco anos e diretora de uma revista especializada em noivas. Com experiência no assunto, ela afirma: “Um dia a paixão acaba e o sexo já não é mais tão ardente, então o mais importante é você ter alguém para conversar, para rir junto e confiar”.

 

Para a psicóloga de casais Walnei Arenque, nenhum relacionamento pode dar certo se seu melhor amigo é “outro”. Afinal, a amizade compõe qualquer tipo de relacionamento seguro e estável. “Fica muito complicado quando um dos parceiros vai ao encontro de amigos para desabafar e o outro fica sem saber do que se trata. Isso pode quebrar a conexão conjugal”, explica.

A dica de Evelin, portanto, é: “Uma boa união precisa ser construída sobre a amizade; caso contrário, quando o casal passa por dificuldades, o relacionamento desmorona”.

E como saber se o parceiro ou parceira é realmente um amigo ou uma amiga? “Simples, se seu parceiro compartilha e confidencia, é afetuoso, amistoso e compreensivo, ele é seu amigo. Se todos os dias ele vai demonstrando suas preocupações, inquietudes e alegrias, evidencia que vocês - além de namorados ou cônjuges - são amigos. Pilar fundamental na relação”, diz a especialista.