Relacionamento

20 dicas para não "pisar na bola" na hora de discutir a relação

Thinkstock
Seja colaborativa. Não haverá entendimento enquanto vocês se mantiverem inflexíveis Imagem: Thinkstock

HELOÍSA NORONHA

Colaboração para o UOL

18/02/2011 19h36

Ninguém – em especial, o sexo masculino – gosta de começar uma discussão de relacionamento, mas há situações em que a famosa DR se faz extremamente necessária. Para tirar o melhor proveito possível desse momento (e, de quebra, fazer que a relação evolua), selecionamos 20 dicas que vão ajudá-la a enfrentar a situação com objetividade e calma, muita calma! Confira:


1- Busque ouvir o outro com compreensão, colocando-se no lugar dele. As pessoas têm reações diferentes no momento de conversar e respeitar isso é o primeiro passo para um bom diálogo.

2- Escolha o momento certo. Isso é fundamental! Você não conquistará a receptividade necessária se seu parceiro estiver envolvido em algum trabalho ou lazer. E evite investir em uma DR na cama ou em algum local público.

3- Seja objetiva. Fazer rodeios improdutivos causa cansaço e indisposição para conversar. Vá logo ao ponto, mas tome muito cuidado para não parecer ríspida.

4- Não discuta situações, e sim o que se pode fazer em relação a elas. Você não terá resultado algum se mantiver a sua fala no que já aconteceu, portanto foque no que pode ser feito para que situações parecidas não voltem a desequilibrar o relacionamento de vocês.

5- Seja colaborativa. Não haverá entendimento enquanto vocês se mantiverem inflexíveis. Lembre-se que um bom acordo é aquele em  que ambas as partes saem satisfeitas, portanto, é necessário que seja construído pelos dois.

6- Em vez de acusar, fale mais dos seus sentimentos para que o parceiro não se sinta cobrado ou recriminado. Uma boa sugestão é começar a conversa com frases do tipo: “Tenho me sentido... diante do fato...”.

7- Permita que ele também exponha os seus sentimentos. Deixe que ele perceba que você dá atenção ao ponto de vista dele.

8- O importante é manter o firme propósito do entendimento, nunca transformando a DR em “campo de batalha”, afinal se isso fosse uma luta só haveria real vitória se os dois saíssem ganhadores!

9- Fale daquilo que você quer, não do que não quer. Veja a diferença entre “Gostaria de mais atenção!" e "Não gosto quando você me ignora!”.

 

  • ThinkStock

10- Acompanhe o estado de espírito do outro. Diga que compreende a irritação e compartilha a frustração, por exemplo, em vez de falar que o parceiro está muito nervoso e precisa se acalmar.

11- Seja objetiva com seu objetivo. Exemplo: "Espero isso de você e o que você quer de mim?", em vez de "Você só pensa em você e nem sabe dos meus gostos".

12- Use a palavra "mas" após dizer o que não quer; em seguida diga seu desejo (o “mas” invalida a parte anterior). "Não gosto quando você faz isso, mas como te amo muito espero que você entenda" é infinitamente melhor do que "Quero que você faça assim, mas você nunca faz nada do que quero".

13- Adote a palavra "e" para somar atributos no relacionamento. Exemplo: "Você é linda e gosto do seu jeito. E podemos melhorar em nosso relacionamento ainda mais!".

14- Evite concordar com algo que o parceiro disse somente para terminar logo a conversa.

15- Rememorar acontecimentos e conflitos antigos é um sinal sério de que as conversas não vêm evoluindo – afinal, vocês ainda estão presos ao passado. Foque no presente.

16- Antes de iniciar a conversa, cheque as próprias emoções. Se estiver zangada ou frustrada com algo que aconteceu no trabalho, por exemplo, tente não misturar as estações.

17- Evite piadinhas sarcásticas e revirar de olhos demonstrando impaciência ou intolerância.

18- Anote: a maioria das discussões cresce progressivamente quando um homem começa a invalidar os sentimentos de uma mulher e ela lhe responde com desaprovação. A maneira mais comum com que as mulheres inadvertidamente começam discussões é não sendo diretas quando compartilham seus sentimentos.

19- Não leve a conversa para o campo da disputa. Colocar o amado na parede pode fazer você “ganhar” uma discussão, mas também pode causar danos irreversíveis ao relacionamento.

20 - E, por último, fuja da famosa frase “Precisamos conversar”. Os homens tremem na base ao ouvir essas duas palavrinhas ameaçadoras e no ato já ficam na defensiva. Introduza o que quer dizer naturalmente.

5 DICAS PARA EVITAR QUE A DR VIRE UMA BRIGA

1- Não use comparativos com outros relacionamentos. Nada de falar, portanto, que o ex era mais carinhoso ou inteligente.
2- Evite falar em tonalidades vocálicas diferentes do outro. Exemplo: dizer "Você não me escutaaa!” gritando, enquanto o outro está falando baixo e devagar.
3- Não fique muda enquanto o parceiro está dizendo algo. DR pressupõe comunicação verbal, então fale – mas só depois que ele concluir o pensamento.
4- Jamais tente iniciar uma conversa quando os ânimos estiverem exaltados. Toda a tranquilidade é importante para que o diálogo flua de forma harmoniosa e obtenha bons resultados.
5- Não tire conclusões antecipadas. Isso costuma irritar muito, transformando o que se seria uma conversa numa briga de proporções incalculáveis. Assim, crie o hábito de conferir seu entendimento com seu parceiro, perguntando algo como: “Você está me dizendo que...”.

Fontes:

Alexandre Bortoletto - instrutor da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística
Suely Buriasco - mediadora de conflitos, de São Paulo
“Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus” (Ed. Rocco) - John Gray
“Manual de Instruções dos Homens” (Matrix Editora) - de Marcelo Puglia

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Blog do Fred Mattos
Redação
Redação
Redação
do UOL
Comportamento
Redação
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
do UOL
Da Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Topo