Comportamento

Atores da peça "Por Que os Homens Mentem?" revelam segredos do universo masculino

RENATA RODE

Colaboração para o UOL

22/04/2011 07h00

A peça "Por Que os Homens Mentem?", baseada na obra "As Mentiras que os Homens Contam", de Luis Fernando Veríssimo, tenta responder à polêmica pergunta que as mulheres fazem há anos. Na comédia, os atores da Cia. Nós Mesmos interpretam vários personagens, inclusive femininos, encenando situações do cotidiano em que a mentira é a melhor saída.

Para Fernando Elias José, especialista em psicologia cognitiva comportamental, não é que a mentira seja saudável, mas, dependendo do momento, é necessária. “É preciso cuidado para não criar uma grande mágoa. Se houve traição, por exemplo, melhor contar resumidamente do que contar detalhes, porque não é o momento. A mentira não é o caminho, mas ser sincero demais, muito menos", diz ele, que acredita que a verdade tem hora para ser dita.

Marcelo Vitorino, autor do blog Pergunte ao Urso e consultor de relacionamentos, é mais dramático na resposta: “Os homens mentem para as mulheres, basicamente, porque elas perguntam demais! Se perguntassem menos, isso não aconteceria", brinca.

Mas, falando sério, ele afirma que os homens têm aversão a discutir seus sentimentos, por isso, acabam optando pelo caminho mais simples, a mentira."Existem algumas situações básicas nas quais não vale a pena falar a verdade, inclusive, para sobreviver. É melhor correr da questão como um covarde do que ser um homem morto!".

A peça tem no elenco os atores Alessandre Pi, Charles Ferreira, Christian Hilário, Ricardo Vandré e Juliano Mazurch. A produção realizou uma pesquisa e detectou quatro tipos de mentiras básicas:

1. Mentira branda: faz parte do nosso meio social e impede que insultemos outras pessoas
2. Mentira benéfica: usada com a intenção de ajudar
3. Mentira dolosa: mais perigosa, pois a intenção é ferir ou tirar vantagem
4. Mentira maliciosa: motivada por vingança ou para obter vantagens

Por que eles mentem?
O terapeuta e consultor Sérgio Savian, autor de diversos livros sobre relacionamentos, como "Chega de Rolo, Eu Quero um Namoro" (Ed. Certas Palavras) e "Amar Vale a Pena" (Ed. Landscape), lista alguns motivos que levam os homens a mentir:

Para não dar o braço a torcer
“Muitos homens não gostam de admitir o erro. Constroem uma imagem de que sabem tudo e não aceitam críticas, mesmo que para isso necessitem mentir. É uma questão de ego", comenta Sérgio. 

Por vaidade
“Para os homens, o tamanho de seu pênis é uma questão de honra, por exemplo. Já ouvi muitos depoimentos femininos afirmando que o tamanho do pênis é bem importante, sim! No geral eles mentem, por mais que a propaganda seja enganosa, com medo da concorrência.”

Para impressionar
Quando querem impressionar, alguns homens dizem que ocupam um cargo melhor ou dão a entender que ganham bem. "As pessoas associam sucesso profissional à virilidade, pois acreditam que as mulheres preferem um homem bem-sucedido", conclui Sérgio.

SERVIÇO
O que: peça "Por Que os Homens Mentem"
Quando: sextas-feiras e sábados, às 21h; domingos, às 18h (até 1º de maio)
Onde: Teatro das Artes, no Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros, São Paulo
Informações: www.nosmesmos.com.br

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Da Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
UOL Estilo
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Comportamento
Topo