Topo

Mania entre casais, ensaio fotográfico sensual aumenta a autoestima e o desejo; veja fotos

HELOÍSA NORONHA

Colaboração para o UOL

14/10/2011 07h00

Não é de hoje que mulheres comuns curtem mostrar seus dotes em poses sensuais - a moda pegou com o sucesso da fotógrafa Ingrid (Natália do Valle), da novela “Viver a Vida” (2009), da TV Globo. Mas agora elas têm companhia: a febre do momento é fazer poses ousadas a dois.

Os motivos que levam os casais aos estúdios são muitos: comemorar uma data especial, esquentar a relação, afagar a vaidade, elevar a autoestima ou simplesmente registrar alguns momentos da intimidade. Em geral, a ideia parte da mulher, caso de um dos casais do álbum de fotos acima. “Já tinha feito um ensaio sozinha. Quando eu e meu marido começamos a namorar, consegui convencê-lo a posar comigo”, conta a analista financeira Rozana da Costa Pital, 38 anos, de Cotia (SP), sobre o comprador Edson Miguel Dias. “No começo, o Edson ficou tímido, mas depois se soltou”, revela.

Os ensaios costumam demorar cerca de quatro horas. Geralmente, as equipes são formadas por mulheres (assistente, maquiadora, produtora...); lingeries e acessórios ficam à disposição. No início da sessão, é normal sentir nervosismo. As mulheres, mais desinibidas, costumam ser fotografadas sozinhas antes – a intenção é que, ao vê-las tão bonitas e sensuais, os homens fiquem mais relaxados.

“Passei a fotografar casais após os ensaios com as mulheres. Entusiasmados com o resultado, os maridos começaram a também querer participar das imagens”, conta Gina Stocco, da empresa Beleza Revelada, de São Caetano do Sul (SP). Cientes de que o nicho só tende a crescer, os fotógrafos estão investindo nele. Gina Stocco, por exemplo, decorou o banheiro e a cozinha de seu estúdio em estilo retrô, para que servissem também de cenário para fotos.

O fotógrafo Marcio Sheeny realizou seu primeiro trabalho com um casal este ano. Ele já fez mais de cem ensaios de “nu artístico” em Nova York e hoje trabalha no Rio de Janeiro – e pretende apostar neste novo público.

Eles oferecem o serviço

Agência Nude

www.nude.art.br

Beleza Revelada

www.belezarevelada.com.br

Marcio Sheeny

www.marciosheeny.com

O valor do investimento

Os preços dos ensaios variam de R$ 1.000 a R$ 6.000, dependendo do tipo de acabamento – book, revista, DVD... Quem contrata os serviços, em geral, não faz economia. “Afinal, as fotos ajudam a despertar ou a reacender uma relação afetiva. Não temos dúvida de que elas são um precioso aliado nas relações”, diz Elaine Araújo, fotógrafa da Fatale Art.

Darcy Toledo e Jane Walter, fotógrafas da Agência Nude, garantem que esse tipo de ensaio “funciona como uma espécie de terapia, fazendo com que marido e mulher resgatem a atração física e compartilhem momentos de cumplicidade, do ensaio à escolha das fotos”. Especialistas em relacionamentos confirmam essa ideia. Segundo a terapeuta sexual Maria Luiza Cruvinel, as fotos ajudam a fortalecer a autoestima e a o relacionamento.

“Quando uma mulher faz um ensaio sensual, ela pode aprender a valorizar mais seu corpo e entender melhor seu potencial erótico. Além do mais, é algo diferente que apimenta a relação justamente por sair da rotina”, afirma a terapeuta. E o homem também se sente especial ao ver que a parceira topa algo desafiador para mostrar sua sensualidade e surpreendê-lo. “A sensualidade vem pela forma como a pessoa que está posando para as fotos vai encarar este tipo de atitude. É a performance que faz toda a diferença”, completa a sexóloga Carla Cecarello.