Topo

Pediatras dão dicas essenciais para evitar acidentes domésticos com crianças

Para evitar acidentes, a principal dica dos especialistas é remanejar os ambientes da casa - Thinkstock
Para evitar acidentes, a principal dica dos especialistas é remanejar os ambientes da casa Imagem: Thinkstock

BÁRBARA STEFANELLI

Da Redação

01/12/2011 14h09

Apesar de inevitáveis, acidentes podem ser prevenidos. Entre pediatras e especialistas da área de cuidados com as crianças, é senso comum que, se os responsáveis tivessem mais orientações ou tomassem mais cuidado com os ambientes em que as crianças permanecem, grande parte dos acidentes não aconteceria.

Com as férias chegando, a atenção deve ser redobrada. Com mais tempo livre para brincar, os acidentes acabam acontecendo com mais frequência. Segundo a pediatra Glaura Pedroso, chefe da disciplina Pediatria Geral e Comunitária da Unifesp, há risco toda vez que ocorrem mudanças na rotina das crianças e da família. “Os acidentes acontecem em qualquer ambiente, mas, em situações novas, eles tendem a aumentar."

Como evitar acidentes?

Afogamento: depois do uso, esvazie baldes, banheiras e piscinas infantis e guarde-os sempre virados para baixo. Se a sua casa tem piscina, impeça o acesso da criança à área
Atropelamento: não permita que uma criança menor de dez anos ande sozinha pela rua e comece cedo a educação no trânsito. Jamais atravesse fora da faixa ou correndo na  frente dela. Os filhos seguem o exemplo dos pais
Asfixia: tenha muito cuidado com fios e cordas. Crianças menores correm o risco de estrangulamento com eles
Envenenamento: guarde trancado e fora da vista das crianças todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos
Quedas: crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são apropriadas. Redes nas janelas e portas de contensão que impeçam o acesso às escadas ou áreas perigosas ajudam muito
Queimadura: Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Cuidado, também, com om ferro de passar.
Fonte: ONG Criança Segura


Para diminuir os riscos, a principal dica da especialista é remanejar os ambientes. “Os pais ou cuidadores têm de ter em mente o que a criança é capaz de fazer naquele local. E, mesmo assim, é necessário supervisioná-la, porque ela pode aprender a tirar o protetor da tomada, por exemplo.”

O pediatra Marcelo Reibscheid explica que o ideal é tirar dos cômodos tudo que possa causar acidentes. “A partir do momento que há uma criança pequena na casa, é necessário fazer adaptações nos ambientes. O local tem de se adequar à criança e não o contrário. A casa passa não ser mais dos pais ou responsáveis, mas, sim, dos filhos.”

Como funcionam as crianças?
Segundo Reibscheid, quando muito pequenas, as crianças não têm noção alguma de perigo. “A sensação de medo aparece por volta dos cinco anos. Até então, ela pode repetir os mesmos erros, pois não pensa que se machucará de novo”, diz. Para o especialista, a fase mais crítica é a partir do momento que começam engatinhar, até por volta dos cinco anos.

“Antes das crianças engatinharem, os pais conseguem limitar os movimentos e os ambientes delas, pois sabem que permanecerão no local em que as deixaram. Depois disso, aumenta o espaço em que ficam e começam a explorar territórios que antes desconheciam”, diz Reibscheid.

A pediatra Glaura ainda explica que “a habilidade de explorar aparece antes de elas obterem noção das consequências”, por isso, as crianças acabam se expondo a situações de perigo. E por mais que os filhos aprendam por repetição, conforme a memória se desenvolve, a médica não recomenda o método de deixar eles se machucarem para aprender. “ Essa não é uma boa tática, pois pode causar sérias lesões.”

Métodos para evitar acidentes
O pediatra Reibscheid explica que a melhor maneira de prevenir os acidentes domésticos com crianças, além de moldar o ambiente conforme o tamanho delas, é a conversa. “Precisa sentar e explicar. Mas, para isso, é necessário que a criança tenha entendimento um pouco maior. Esse tipo de conversa vai surtir efeito a partir dos cinco anos e não basta falar uma vez, tem de reforçar e não pode perder a paciência”, diz.

O médico ainda aconselha a manter as crianças bem longe da cozinha e da área de serviço, “as campeãs em incidência de acidentes”.  “Cozinha não é projetada para a criança, pois tem todos utensílios domésticos, forno, fogão, panelas... Já a área de serviço tem tanque, produtos de limpeza, ferro e tábua de passar e baldes, que são perigosos.”

Navegue pelas abas e leia as dicas de Reibscheid para adaptar os ambientes da casa e torná-la mais segura para as crianças: