Topo

Manual de etiqueta: quem presentear no Natal?

Ao presentear, priorize as pessoas mais próximas, para quem realmente queremos demonstrar afeto - Getty Images/Thinkstock
Ao presentear, priorize as pessoas mais próximas, para quem realmente queremos demonstrar afeto Imagem: Getty Images/Thinkstock

LUCIANA ALVAREZ

Colaboração para o UOL

03/12/2011 07h00

Dezembro é o tradicional mês de presentear familiares e amigos. É também a época de mostrar que você se preocupa com as pessoas que fazem parte da sua vida durante todo o ano, mesmo que à distância. Mas sempre fica a dúvida: quem e como presentear, para não passar por nenhuma saia justa ou extrapolar o orçamento?

A publicitária Regina Martha Riscala, 54, começa a pensar na lista de Natal antes mesmo das lojas investirem nas decorações. Ela também faz questão de guardar algumas lembrancinhas para dar aos amigos como forma de retribuição. Mas nem todos conseguem se organizar com tanta antecedência –e, por vezes, o orçamento fica apertado para agradar a tanta gente.

Para traçar um pequeno manual de etiqueta do presente, o UOL conversou com três especialistas na área: o consultor de etiqueta e comportamento Fábio Arruda, a consultora em imagem, protocolo e organização de eventos Cristina Marques Fernandes e, também, com Maria de Fátima e Silva, consultora da Gelre, empresa especializada em Recursos Humanos. O que comprar? Com quanta antecedência? Quando devemos entregar as lembrancinhas? Confira as orientações para não errar.