Topo

Renata do "BBB" dá exemplos do que não fazer ao tentar conquistar alguém

Renata, que teve um romance muito mais breve do que ela gostaria no "BBB12" - TV Globo / Frederico Rozário
Renata, que teve um romance muito mais breve do que ela gostaria no "BBB12" Imagem: TV Globo / Frederico Rozário

Andrezza Alves

Do UOL, em São Paulo

01/02/2012 07h00

Tudo começou na primeira festa do "BBB12". Depois de deixar claro seu interesse por Jonas, a estudante de psicologia Renata parecia ter conquistado o modelo. Mas, logo depois dos beijos trocados, ele disse estar arrependido (ainda assim, cedeu aos encantos da moça novamente). Enquanto Renata suspirava, Jonas dizia que ela não fazia seu tipo. Mas a estudante não se desinteressou. Chorou, reclamou, tentou despertar ciúme e começou a investir em Ronaldo, mesmo sem parecer ter superado o romance fracassado.

Esse comportamento não é novo no programa nem fora dele. Na edição anterior do reality, Maria também se enrolou ao tentar reconquistar Maurício. Não conseguiu, mas deixou o confinamento com outro namorado e com o prêmio milionário oferecido pelo programa. Mas meter os pés pelas mãos no início de um romance não é exclusividade do "BBB". Para te ajudar a não cometer erros tão comuns como os de Renata, o UOL Comportamento conversou com especialistas que disseram o que evitar na hora da conquista.

1º ERRO: mostrar-se carente
Renata logo chorou, acusou Jonas de ser frio e lamentou a falta de carinho e atenção, mesmo sem ter nada sério com o rapaz. "Como a maioria das mulheres bonitas, Renata está acostumada com homens correndo atrás dela", diz o personal paquera Daniel Madeira. "O fato de Jonas a ignorar questiona seu poder de sedução e provoca algo que ela não sabe lidar, pois é raro acontecer". Para a psicóloga clínica Alessandra Torres, de São Paulo, a participante do "BBB" tem necessidade de ser o alvo das atenções. "Renata não consegue a atenção de Jonas, mas consegue a de todos os outros participantes", diz ela. "Seu comportamento demonstra uma carência e fragilidade que contrasta com a imagem de mulher forte e moderna que ela tenta passar". Para o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Júnior, professor do ambulatório de sexologia da UFRJ, falta maturidade. “Ela pode ter corpo de mulher, mas é muito jovem. É uma criança que não aprendeu a ter controle das emoções", diz.

2º ERRO: pensar antecipadamente no futuro
Logo depois de beijar Jonas, Renata se mostrou encantada pelo modelo e não parava de admirá-lo. Em uma conversa na casa, a companheira de confinamento Kelly brincou com a diferença de altura entre os dois. Ao ouvir a piada, Renata disse que isso era bom, pois, se tivessem um filho, ele teria uma altura mediana. Brincadeira ou não, as cobranças de carinho e atenção de Renata surgiram a partir da antecipação de que algo mais sério aconteceria, mesmo que eles só tenham "ficado", sem compromisso. "Todas as pessoas iniciam um relacionamento com algum grau de expectativa", diz a psicóloga Adriana Falcão Duarte. "O erro é quando a ansiedade é grande e elas acabam atropelando fases, esquecendo de viver os momentos presentes da relação, o que muitas vezes pode assustar o parceiro."

3º ERRO: insinuar-se demais
Renata, rapidamente, mostrou interessada em dormir na cama com Jonas –e reclamou que ele não a convidou do jeito que ela gostaria. Agora, investe em Ronaldo. "Quando ela percebe que está passando uma imagem de pessoa carente e frágil, se recompõe e retoma a imagem de mulher poderosa", diz a psicóloga Alessandra Torres. Ela explica que a atenção social é tão importante na vida das pessoas que, quando ela não ocorre, é comum usarmos métodos que testamos no decorrer da nossa vida e vimos que deram certo. E Renata, certamente, já conseguiu atrair atenções quando mostrou sua sensualidade.

4º ERRO: fazer ciúmes
Entre danças animadas e provocativas, na Festa Burlesca, Renata chegou a pedir para que Ronaldo e Rafa pegassem frutas da sua boca. “É possível que Jonas tenha se afastado ainda mais de Renata por seu comportamento exagerado”, diz a psicóloga Alessandra. Com suas ações, a BBB sente ainda mais forte a rejeição do modelo e toma atitudes como incentivar Monique a se envolver com Jonas, para que ela possa beijar Ronaldo, o que demonstra fragilidade. "Ela pode se insinuar para tentar fazer com que Jonas pense: ‘Essa mulher é minha’”, diz o personal paquera Daniel Madeira. O problema, porém, é que isso não funciona com todos os homens. "Jonas é boa pinta, não lhe falta mulher. Então, ele não se abala", diz Daniel.

5º ERRO: enfatizar a falta de sexo
Renata contou que fez sexo a três, reclamou que está "subindo pelas paredes" na casa e não esconde que faria sexo no "BBB". "Biologicamente, a mulher fica até seis meses tranquilamente sem ter relações sexuais. É típico de homem dizer que não consegue ficar sem", diz o ginecologista e terapeuta sexual dr. Amaury Mendes Júnior. Daniel Madeira acredita que essa é uma maneira de Renata testar a masculinidade de Jonas. “É o ponto fraco da maioria dos homens”, diz ele. Mas, também nesse caso, não funciona sempre. Já para o sexólogo, uma mulher que enfatiza a falta de sexo e de carinho espanta qualquer afeto. "Ela é imatura e quer mostrar que tem poder com sua atitude quando o assunto é sexo", afirma Mendes Júnior. "Mas uma mulher poderosa assusta a maioria dos homens", complementa.