Topo

Síndrome do ninho vazio aparece quando filhos saem de casa; saiba lidar com o problema

Mesmo que os pais saibam que os filhos estão bem, ficar triste ao vê-los saindo de casa é inevitável - Julia Bax/UOL
Mesmo que os pais saibam que os filhos estão bem, ficar triste ao vê-los saindo de casa é inevitável Imagem: Julia Bax/UOL

Heloísa Noronha

Do UOL, em São Paulo

15/02/2012 07h00

Ver um filho sair de casa para estudar, morar sozinho, casar ou trabalhar em outra cidade costuma causar sentimentos distintos nos pais: felicidade, orgulho, sensação de dever cumprido, mas, também, uma estranheza mesclada à dor que os especialistas costumam denominar síndrome do ninho vazio.

"É um processo de adaptação. Cada pessoa sente de forma singular as transformações que acontecem na rotina", afirma a psicóloga Denise Pará Diniz, coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Não importa que os pais saibam que sua prole está bem. Emocionalmente, há uma forte perda", diz a psicóloga Maria Celia de Abreu, também de São Paulo.

O UOL Comportamento procurou especialistas para saber mais sobre as características dessa fase e o que fazer para enfrentá-la. Saiba as respostas para dez dúvidas comuns sobre o tema: