Topo

Estresse pode ajudar a ver o lado positivo dos problemas, afirma estudo

Estresse pode ajudar a tomar decisões acertadas - Thinkstock
Estresse pode ajudar a tomar decisões acertadas Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 07h32

Adiar uma decisão importante, porque está atarefado, pode causar ansiedade e nervosismo. No entanto, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, publicado em fevereiro de 2012 na revista da Association for Psychological Science, pessoas sob estresse podem prestar mais atenção no lado bom dos problemas.

Segundo Mara Mather, pesquisadora da universidade e coautora do estudo com Nichole R. Lighthall, o estresse, geralmente associado a experiências negativas, faz com que as pessoas concentrem-se no lado positivo dos resultados.

As pesquisadoras dizem que, quando colocaram pessoas em momentos de tensão --como discursar em frente de uma plateia--, elas prestaram mais atenção nas informações positivas e descartaram a negatividade do momento. O estresse parece ajudar a aprender com o resultado positivo e a diminuir a fixação do que é negativo, conclui o estudo.

Diferenças entre homens e mulheres
O relatório também notou que homens e mulheres tendem a ter comportamentos diferentes em relação ao estresse. Quando eles estão em uma situação estressante, ficam mais dispostos a correr riscos. As mulheres, em contrapartida, quando colocadas sob pressão, acabam sendo mais cautelosas quanto aos riscos da situação.

Os homens ainda tendem a lutar ou fugir das responsabilidades. Já as mulheres tentam se aproximar dos companheiros e melhorar seus relacionamentos. "É provável que a quantidade de estresse que você está experimentando possa afetar a forma como está tomando a decisão", afirma Mara, em nota divulgada pela Association for Psychological Science.

Faça o teste a seguir e veja como você costuma lidar com as adversidades: