Topo

Terapeuta de reality show ensina em livro a mudar o parceiro sem que ele perceba

Livro dá dicas para recria a experiência de cura terapêutica sem sair de casa - Thinkstock
Livro dá dicas para recria a experiência de cura terapêutica sem sair de casa Imagem: Thinkstock

Rafael Roncato

Do UOL, em São Paulo

11/03/2012 07h00

Há momentos que um relacionamento precisa de ajuda. No entanto, para alguns homens, falar em "terapia de casal" causa arrepios. Foi pensando nisso, e com suas experiências no reality show “Tool Academy”, que a terapeuta britânica Trina Dolenz bolou uma forma de terapia sem precisar frequentar sessões --e até mesmo sem que o parceiro perceba que o casal está em tratamento.

Lançado em fevereiro no Brasil, "Como Dar Um Gás No Seu Relacionamento" (R$ 29,90, Editora Lua de Papel) propõe ser um guia para as mulheres conseguirem melhorar a vida a dois, deixando-as com a capacidade de transformar seus companheiros e seus relacionamentos por conta própria. Segundo Dolenz, "o segredo do livro é que o parceiro não saiba que, na verdade, vocês estão trabalhando juntos na relação". Leia a entrevista que Trina Dolenz concedeu ao UOL Comportamento.

  • "O segredo do livro é que o parceiro não saiba que, na verdade, vocês estão trabalhando juntos na relação", diz Trina


UOL Comportamento: Você acha que os homens não querem mudar em um relacionamento?
Trina Dolenz:
Homens querem mudança, mas não sabem como falar ou temem o conflito que pode ser gerado com isso. Por outro lado, as mulheres são mais duronas e buscam o conflito para alcançar a mudança.

UOL Comportamento: Eles realmente precisam mudar?  Os dois não poderiam mudar para o bem do relacionamento?
Trina Dolenz:
Esta é a mágica do livro. A mudança de atitude, perspectiva ou comportamento de um parceiro prepara o caminho para grandes avanços nas ações do outro. Vejo isso de tempos em tempos. Quando um membro do casal começa a se comunicar de forma mais direta e honesta, o outro fica finalmente livre para se acalmar e afastar toda e qualquer raiva e ressentimento. Pense no relacionamento como uma dança. Uma vez que a mulher percebe a rotina que tem com o parceiro, ela é capaz de assumir a liderança, mudar o padrão e a sequência de passos dela e dele e inventar um quadro inteiramente novo, muito mais satisfatório para ser a base da relação. Resumindo, controle a comunicação e você controlará a direção do relacionamento.

UOL Comportamento: Por que você diz que terapia de casal não funciona com os homens?
Trina Dolenz:
Não é que a terapia não funcione com homens. Normalmente, são as mulheres que reconhecem quando o relacionamento está com problemas e desejam mudança. Terapia de casal funciona para homens e mulheres, mas a ideia foi trazer a mudança através da leitura, sem ir para a terapia. Um dos pontos fortes da minha abordagem é que eu ensino para a mulher como ela pode trazer uma mudança positiva, desejável e duradoura em seu homem, sem que ele esteja ciente do que está acontecendo.
 

  • Trina Dolenz passa conselhos e exercícios fáceis para colocar em prática diariamente.

UOL Comportamento: Como funciona essa sua ideia de "mascarar" a terapia?
Trina Dolenz:Todos os exercícios são de fato "mascarados", por que são todos sobre a mudança da perspectiva, ações ou comportamentos da mulher, o que automaticamente afeta e muda o homem. A ideia do livro é recriar a experiência de cura terapêutica para que a leitora realmente sinta como se eu estivesse na sala, tomando-a pela mão, levando-a de sessão em sessão, ajudando em sua jornada pessoal para uma relação mais equilibrada e gratificante. Em cada sessão, há exercícios divertidos e práticos, muitas vezes usando itens da própria casa, que irão ajudar a descobrir padrões e dinâmicas que regem a relação da leitora. Essas atividades são produzidas para criar momentos de autodescobrimento, que farão acelerar a mudança e levar o relacionamento para um nível mais alto. Se a mulher muda, então o homem também deve mudar; é a lei dos relacionamentos.

UOL Comportamento: Qual é o momento que se deve parar de usar as dicas, saber que o relacionamento não tem futuro e seguir em frente?
Trina Dolenz:
Acredito que é possível que as mulheres tenham controle de suas vidas e seus parceiros para alcançar melhorias significativas em seus relacionamentos. A única constante é paciência e perspectiva. Mas há casos em que um relacionamento se deteriorou a tal ponto que qualquer tentativa de revivê-lo é inútil. Se a relação torna-se abusiva, física e psicologicamente, deve-se dar um ponto final. A violência doméstica em qualquer de suas muitas manifestações é ilegal e terá um impacto prejudicial. Não é negociável. Arrumem as malas e separem-se.