Topo

Pessoas são mais criativas sob efeito de álcool, afirma estudo

Estudo defende que os efeitos do álcool podem ajudar a resolver problemas com criatividade - Thinkstock
Estudo defende que os efeitos do álcool podem ajudar a resolver problemas com criatividade Imagem: Thinkstock

do UOL, em São Paulo

25/03/2012 07h00

Há artistas que são conhecidos por consumirem álcool e outras drogas como uma forma de inspiração no momento da criação de uma nova obra ou projeto. Mas será que existe mesmo uma ligação entre esses hábitos e a inspiração criativa? Segundo pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, o estado alterado de consciência induzido por drogas, álcool e até mesmo sonolência pode melhorar o pensamento criativo.

O estudo, publicado no mês de março do periódico "Consciousness and Cognition", explorou os efeitos da embriaguez moderada na criatividade das pessoas. Para isso, os pesquisadores convidaram 40 homens que bebem socialmente e outros 40 que não iriam ingerir álcool. Os participantes deveriam ficar pelo menos 24 horas sem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica ou drogas, além de evitar o consumo de alimentos e cafeína quatro horas antes do teste.

No primeiro momento, o grupo foi alimentado proporcionalmente ao peso de cada um, a fim de assegurar que, quando bebessem mais tarde, pudessem ter o mesmo grau de intoxicação. Em seguida, os participantes foram convidados a assistir ao filme "Ratatouille" enquanto tomavam bebidas preparadas com vodka e frutas, também em quantidades proporcionais ao peso.  Após uma hora, o grupo recebeu um teste de associação de palavras.

Os pesquisadores notaram que os homens estavam sóbrios obtiveram resultados piores do que os embriagados, que terminaram mais rapidamente e também com maior número de acertos. O grupo alcoolizado resolveu corretamente 58% dos problemas, enquanto os sóbrios ficaram nos 42%.

Para os autores da pesquisa, o efeito do álcool pode ser útil para a resolução de problemas criativos. A inibição do que os pesquisadores chamam de funcionamento executivo, que inclui foco e planejamento --habilidades que declinam quando estamos sob a influência do álcool-- é o que nos permite gerar novas ideias e soluções inovadoras. Portanto, o estado de embriaguez ajudou a resolver os problemas de forma mais intuitiva.