Vida no trabalho

Cinco argumentos fortes ajudam você a conseguir uma promoção

Getty Images
Os melhores argumentos para uma promoção são aqueles baseados em dados, estatísticas e evidências Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 07h05


Bom mesmo é quando a promoção de cargo vem sem precisar pedir, como um reconhecimento da atuação profissional, fruto da chamada meritocracia, em que as posições hierárquicas são conquistadas por merecimento. Mas não é sempre que isso acontece, pois não basta trabalhar bem, é preciso saber como sentar frente a frente com o líder e conversar sobre o seu desenvolvimento profissional.

"Ao longo dos últimos anos, a forma de gerir a carreira sofreu grandes mudanças e, hoje em dia, a atuação profissional requer cada vez mais protagonismo dos colaboradores frente às organizações. Num cenário complexo e de transformação constante, falar com o gestor sobre uma promoção se torna uma tarefa imprescindível", explica Renata Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Organizacional do Itaú Unibanco.

A conversa é mais fácil quando a relação com o chefe é transparente, o que permite alinhar, no dia a dia, as próprias expectativas com os objetivos da empresa. "Há diferença entre exigir uma promoção e conversar sobre a possibilidade de uma. Ter um papo franco é válido, mas é importante dizer que ninguém gosta de ser colocado na parede", diz o coach Alexandre Prates, especialista em liderança e desempenho organizacional e autor do livro "A Reinvenção do Profissional" (Novo Século).

Assim, ao expor ao líder o seu desejo, não se mostre insatisfeito ou injustiçado, nem tente se colocar no papel de vítima. Também é essencial fugir da comparação com outros profissionais. No momento da conversa, concentre-se em seus feitos. Além disso, vale lançar mão de argumentos certeiros. Para ajudá-lo nessa missão, pedimos aos profissionais de carreira que listassem as estratégias mais interessantes para serem utilizadas nesse tipo de negociação. Confira:

1. "Desde a minha contratação eu consegui..."

Ser comprometido, confiável e ter tempo de casa contam na hora de uma promoção. Mas não são fatores predominantes. É o resultado do trabalho desenvolvido que vai fazer diferença na hora em que o chefe tiver que escolher entre você ou algum dos outros colegas para ser promovido. Por isso, durante a conversa, prepare-se para mostrar ao gestor tudo o que conquistou e ajudou a alcançar desde a sua contratação.

"Os melhores argumentos são aqueles baseados em dados, estatísticas e evidências", diz Ramiro Zinder, especialista na gestão do comportamento humano no trabalho e doutor em psicologia pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Fuja das justificativas genéricas, como dizer que sempre esteve pronto quando a empresa precisou ou que nunca fugiu de desafios. A ideia é mostrar que você realmente se destacou em relação aos outros, sem, evidentemente, citar mais ninguém. "Apenas liste os seus êxitos", recomenda Zinder.

2. "Eu tenho uma proposta e gostaria de lhe apresentar"

Nada impressiona mais um gestor do que ver que o profissional elaborou um plano para o cargo que almeja. Se você trabalha na área comercial, por exemplo, pode apresentar uma estratégia para aumentar as vendas da equipe. Se trabalha na área financeira, pode chamar a atenção do seu chefe com um planejamento para redução de custos. A proposta sempre deve levar em consideração as necessidades daquela área. "Isso mostra preparo, engajamento e ambição. É algo que torna a proposta praticamente irrecusável", diz o coach Alexandre Prates.

3. "Estou pronto para assumir novas responsabilidades"

Você não deve dizer que quer um salário maior –ainda que isso seja algo importante e esperado–,  mas, sim, que quer desafios maiores. Deixe claro para o seu gestor que vislumbra, nesse outro cargo, uma oportunidade de aprendizado e de prática dos conhecimentos e habilidades adquiridas até então. “Destaque o quanto você e a empresa ganharão com a concretização dessa ação, os diferenciais que você possui e como eles serão potencializados a partir das novas possibilidades que vão se abrir. Indique, ainda, o quanto você está disposto a aprender", diz Renata Oliveira.

4. "Adquiri conhecimentos que ajudaram no meu desenvolvimento profissional"

Falar sobre cursos de longa ou curta duração, como workshops, MBA e pós-graduação, realizados desde a sua contratação, mostram o quanto tem investido em você. Só não caia no erro de listar uma série de cursos que nada tenham a ver com a área em que trabalha ou em que almeja atuar. “Vale dizer o que aprendeu e como pode aplicar esses conhecimentos na prática, assumindo uma nova função. A ideia é dar uma dimensão para o gestor do quanto você pode contribuir para a empresa com o que adquiriu”, diz o coach Alexandre Prates.

5. “O meu plano de carreira inclui crescer na empresa”

Dizer para o seu chefe que você quer continuar naquela corporação, crescendo e adquirindo novas responsabilidades, demonstra que tem um propósito profissional. De acordo com Alexandre Prates, muitas empresas sentem falta daquele contratado com o qual podem contar e no qual podem investir com segurança, percebendo que ele não enxerga o atual trabalho como um trampolim para outra oportunidade.

Porém, antes de dizer que quer galgar postos mais altos, certifique-se de que a empresa tenha uma política de carreira para os empregados. “Algumas preferem selecionar candidatos externos em vez de promover uma seleção interna. Nesse caso, o melhor mesmo é procurar outra organização, que possua políticas de promoção explícitas e transparentes”, diz Ramiro Zinder.

Mas o que fazer se o seu chefe disser “não”?

Se a resposta do outro lado não for a que você esperava, aproveite para questionar o seu chefe e obter respostas que vão ajudá-lo a nortear suas ações futuras. Comece por: “Estão faltando habilidades em mim ou é a empresa que não tem recursos no momento?”. Caso o gestor indique a primeira opção, peça que ele lhe aponte o que precisa ser melhorado para atingir o seu objetivo. Absorva o feedback e use-o para se desenvolver, e não para baixar o seu desempenho profissional.

J

Thinkstock

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Comportamento
BBC
Redação
BBC
BBC
do UOL
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Plano de Carreira - Daniela Lago
Escolha Sua Vida
Redação
Redação
BBC
Redação
Escolha Sua Vida
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Topo