Topo

Desejar sexo a três não significa insatisfação com o par

Você tem  vontade de fazer sexo a três? Use o campo de comentários para responder - Lumi Mae
Você tem vontade de fazer sexo a três? Use o campo de comentários para responder Imagem: Lumi Mae

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 09h01

Se você tem um relacionamento fixo e seu parceiro já sugeriu sexo a três, o famoso "ménage à trois", não se preocupe, pois a proposta está longe de significar insatisfação com os suas habilidades na cama. Ou, ao contrário, se quem tem esse desejo é você, saiba que ele também não reflete desinteresse por seu par. Segundo especialistas, a fantasia de incluir uma terceira pessoa no sexo mostra que confiança e intimidade estão em alta na relação.

  • 34311
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2014/09/10/voce-ja-fez-sexo-a-tres.js

"A sexualidade humana envolve pensamentos e vontades, e as pessoas têm preferências diferentes. Quando encontramos alguém em sintonia conosco é que nos sentimos à vontade para propor e dividir esses desejos", fala a terapeuta sexual Margareth dos Reis.

Segundo a sexóloga Carla Cecarello, a ideia pode ser uma maneira de movimentar o relacionamento, assim como qualquer nova experiência sexual. "O sexo a três é mais um recurso que os casais buscam justamente para fugir da rotina. Deve ser visto mais como uma preocupação para que o novo sempre esteja presente, e não como uma insatisfação”.

O sinal de alerta deve acender quando o “ménage” for usado como uma salvação desesperada para o relacionamento que anda morno. “Nesses casos, não é indicado, justamente porque estão em um momento frágil. Incluir uma terceira pessoa, ainda mais em uma situação como o sexo, pode fazer tudo desandar de vez e trazer à tona questionamentos que estavam adormecidos", afirma Triana Portal, psicóloga e terapeuta de casais.

#uolbr_quizEmbed($escape.getQ()http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2014/05/27/voce-esta-preparado-para-fazer-sexo-a-tres.htm$escape.getQ())

Outra coisa que não funciona quando se trata de sexo a três é fazer somente porque o outro quer, já que não é algo simples como usar fantasias ou brinquedos eróticos, pois envolve uma outra pessoa.

"Nada deve ser feito contra a vontade no sexo, pois pode trazer prejuízo para a relação e para si mesmo. A vontade tem que ser igual para os dois, mesmo que a ideia surja de apenas uma das partes. A experiência deve trazer prazer mútuo", explica Margareth.

E se você está questionando se é possível convencer o parceiro, a resposta é "não". Para a blogueira de sexo Lasciva, quando o assunto é esse, não dá para ceder aos argumentos do outro se ambos não compartilham do mesmo desejo.

"A questão é levar o parceiro a embarcar na ideia junto com você, que com os seus argumentos sobre a questão, surja nele a vontade de fazer o sexo a três. Se for por convencimento, dificilmente o convencido se sentirá bem com a situação", afirma.

Lasciva acrescenta, ainda, que se a fantasia for um desejo do par, mesmo que na primeira vez não dê certo, vale a pena dar uma segunda chance. "Já passei por experiências assim. Às vezes, a terceira pessoa pode não ser a ideal e acabar estragando tudo, mesmo que ela não queira”, diz ela, que sempre preferiu incluir amigas suas ou do parceiro nessas situações.

Ao contrário da blogueira, a terapeuta sexual Margareth dos Reis aconselha a procurar pessoas desconhecidas do casal, ou que pelo menos não façam parte do círculo social, para evitar constrangimentos futuros. “Vejo isso como uma precaução, ainda mais se for a primeira vez que o par tenta essa forma de prazer”.

Margareth alerta, ainda, para que antes que o “ménage” aconteça, o casal consiga falar abertamente sobre o assunto, sem constrangimentos e também estipulem regras, para que nada cause estranhamento ou chateação na hora do sexo.

"Mesmo com tudo estabelecido, aceite que não há como ter o controle sobre tudo, afinal, sentimentos de três pessoas estarão envolvidos", afirma a especialista.

Para a sexóloga Carla Cecarello, é indispensável que o par lembre-se que, após do sexo a três, o relacionamento a dois vai continuar. “É uma condição delicada, por isso o vínculo deve estar fortalecido. Assim, o casal consegue pensar na experiência que tiveram e em como tudo vai ficar sem a terceira pessoa presente", explica.