Topo

Vida de famoso não é tão fácil quanto parece; leia depoimentos

Você acha que a vida dos famosos é moleza? Use o campo de comentários para opinar - Montagem: Divulgação/Divulgação/Divulgação/Edu Moraes-Divulgação/Ellen Soares-TV Globo/Edu Moraes-Divulgação
Você acha que a vida dos famosos é moleza? Use o campo de comentários para opinar Imagem: Montagem: Divulgação/Divulgação/Divulgação/Edu Moraes-Divulgação/Ellen Soares-TV Globo/Edu Moraes-Divulgação

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 07h11

Artista acorda a hora que quer, tem funcionários para lhe servir o tempo todo, vive viajando e está sempre com o guarda-roupa renovado. A rotina dessas pessoas se divide entre gravações para a TV, fotos para revistas, shows e sessões diárias de cuidados com a aparência, na companhia de maquiadores, cabeleireiros e personal stylists. Não bastasse tudo isso, os famosos nunca passam despercebidos e, não importa onde estejam, são reconhecidos, encontram fãs e ainda recebem privilégios de toda sorte. Será?

É dessa maneira que a maioria das pessoas descreve a vida de alguém cujo sucesso profissional resultou em notoriedade. No entanto, naquilo que o senso comum propaga sobre os ídolos, geralmente há uma boa dose de idealização. Em outras palavras: para quem vê do lado de fora, tudo parece mais belo do que realmente é.

  • 35743
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2014/09/25/voce-gostaria-de-ser-famoso.js

"Um fato interessante que vi em minha pesquisa é que as pessoas nunca pensam no trabalho que terão de exercer para serem famosas, seja para ser um cantor, uma modelo ou um ator, por exemplo. E a fama, na maioria dos casos, é consequência de um trabalho", diz a psicóloga Andrea Vaz, autora do livro “Fama: Um Olhar Psicanalítico sobre a Busca Incessante pelos Holofotes" (Casa do Psicólogo).

A apresentadora Ana Hickmann é prova disso. "Eu trabalho igual peão de obra, acordo cinco horas da manhã todo dia e vou dormir meia-noite", declara. Casada e mãe de um filho, o pequeno Alexandre, que nasceu em março de 2014, ela garante viver jornada tripla, a de profissional, mulher e mãe. "Eu acordo muito cedo para dar conta do meu trabalho e da minha família. Sou dona do lar também, gosto de cuidar de tudo", diz.

Ana Maria Braga, que está há 15 anos à frente de um programa ao vivo na Rede Globo, concorda. Ela garante que, para o sucesso durar, é preciso continuar na batalha, dia a dia. "Eu vivo uma busca incessante do novo, do surpreendente, do inusitado. Minha cabeça não para, olho para tudo, tento encontrar, nos mínimos detalhes, assuntos que possam interessar ao meu público. Onde quer que eu esteja, estou alerta 24 horas", afirma.

A exigência da perfeição

Famoso que é famoso também precisa saber lidar com a cobrança de estar sempre impecável. "Você tem de cuidar do corpo, da pele, do cabelo, estar sempre bem arrumada, bem informada. São tantas responsabilidades que quem está nos assistindo nem imagina", diz Ana Hickmann.

Quanto maior a fama, mais difícil para o público separar o profissional do ser humano, que também tem dias bons e ruins. "Tenho de chegar na emissora e esquecer todos os problemas, mesmo que esteja com TPM ou enxaqueca. Preciso estar de bom humor para receber as pessoas da plateia que esperam o ano inteiro para nos conhecer pessoalmente e tirar uma foto. Esquecer temporariamente os problemas é um exercício diário que temos de fazer", diz a apresentadora Ticiane Pinheiro.$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2014/05/13/que-tipo-de-celebridade-voce-seria.htm')

Um pequeno deslize pode ser fatal para a reputação, porque o artista é sempre definido pela imagem que passa ao público e não necessariamente pela sua personalidade. “Se o cara está atrasado para o voo, correndo com pacotes nas mãos ou o filho no colo, e se ele não para pra tirar fotos e bater papo com um fã, com certeza vai ficar com fama de antipático, injustamente”, diz o cantor e ator Leo Jaime. “Crescer em público é difícil. Dos seus acertos, as pessoas esquecem rápido. Dos erros, nunca”, afirma.

Para construir uma boa imagem, é necessário, muitas vezes, abrir mão de sua essência, de suas vontades, para não dar margem a interpretações erradas e para responder ao que o público deseja. “A qualquer momento, se estou fora de casa, estou trabalhando. Mesmo nas horas de lazer, é como se estivesse trabalhando”, diz a cantora Luiza Possi.

Adeus, privacidade

Manter a vida pessoal preservada não é fácil. Sair para namorar, curtir com os amigos ou almoçar com a família sem ser notado é missão quase impossível.

"Tem alguns momentos em que você só queria almoçar ou dar atenção à família. E preferia fazer isso em vez de tirar fotos e falar do seu trabalho. É uma situação delicada, mas que se torna normal por causa da profissão”, diz o ator Marcello Melo Jr.

Sem falar nas fofocas, que são capazes de tirar qualquer famoso do sério e, em muitos casos, até atrapalham os relacionamentos pessoais.

“Às vezes, você não quer falar da sua vida íntima e as pessoas acabam invadindo e até atrapalhando uma relação. É muito difícil você ter de lidar com as inverdades. Por estar muito exposto, falam coisas boas e ruins de você. E se você fica chateado com alguma notícia que sai, ainda precisa tirar um tempo seu para desmentir. É um desgaste e tanto”, diz Ticiane.