! Comportamento pegajoso de Adrilles pode tirar Tamires do 'BBB' - 04/03/2015 - UOL Estilo de vida

Equilíbrio

Comportamento pegajoso de Adrilles pode tirar Tamires do 'BBB'

Paulo Belote/TV Globo/Divulgação
Arilles e Tamires: como você reagiria aos elogios insistentes do poeta? Opine Imagem: Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 20h11

Quando você entra em um reality show como o "Big Brother Brasil" sabe que, além de ser vigiado por câmeras 24 horas por dia, vai precisar conviver com os outros participantes continuamente. Nessa edição, a 15ª do programa da TV Globo, Tamires disse, em  conversa com Mariza, que a presença de Adrilles fez com que ela cogitasse abandonar o programa. 

Você acha que Tamires tem razão em se irritar com os elogios de Adrilles no "BBB15"?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Adrilles e Tamires tinham uma boa relação no início do "BBB15". A cirurgiã-dentista já deu o colar do anjo --que vale uma imunidade-- ao companheiro de reality antes da formação do 4º paredão. Ele, por sua vez, desde o início do confinamento, demonstrou interesse por ela. A moça, porém, já deixou claro que nenhum envolvimento amoroso é possível entre os dois. Mesmo dizendo que aceita a decisão dela, Adrilles insiste em elogiá-la excessivamente, apesar de Tamires já ter pedido inúmeras vezes que o poeta parasse com isso.

Esse problema de convivência, no qual um não aceita os limites estabelecidos pelo outro, também é comum na vida real. E, segundo os especialistas ouvidos pelo UOL Comportamento, as atitudes do poeta são características de uma pessoa inconveniente e que não aceita uma negativa. 

De acordo com a mediadora de conflitos Suely Buriasco, para lidar com pessoas como Adrilles, é preciso ter controle emocional e ser objetivo, principalmente quando você se vê obrigado a conviver por tanto tempo com uma pessoa. 

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

"Deixe claro que se afastará se aquela atitude se repetir, cumpra quando acontecer, mas faça isso sem brigar. Pessoas com esse perfil gostam de ver que estão desestabilizando o outro porque, assim, conseguem estabelecer alguma ligação, mesmo que seja ruim", afirma.

A psicoterapeuta pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Gabriela Andriani avalia as atitudes do participante como típicas de quem quer demonstrar sentimentos. "Se ele está apaixonado, idealiza a garota e não consegue respeitar os limites que ela impõe. Pode ser um dos motivos da insistência porque, por estar perto dela todos os dias, é difícil abrir mão da ideia", diz.

A especialista explica que Adrilles não tem um comportamento obsessivo. "A pessoa obcecada quer ter posse, controle e não faz outra coisa da vida a não ser pensar no outro. E, quando o alvo dá sinais de que não corresponderá positivamente, a depressão entra em cena porque o obcecado precisa ter o domínio da situação", afirma. 

Tamires também exagera quando reclama das investidas. Em uma conversa com Amanda, a cirurgiã-dentista afirma que odeia os "comentários pornôs", mas isso nunca aconteceu. Apesar disso, de acordo com a psicóloga Pamela Magalhães, a irritabilidade pode ter atingido um nível tão alto que faz com que tudo tome proporções maiores. 

"Obsceno ou não, é uma agressão. Quando deixamos claro que não gostamos de alguma atitude e a pessoa continua, é agressão. E desrespeito aos limites que o outro estabelece é extremamente egoísta e dificulta a convivência. Ela tem razão de se sentir incomodada", declara.

Ao se deparar com um caso como esse, seja objetivo e se afaste. “Mensagens dúbias por medo de machucar a pessoa aumentam a chance da persistência. Quanto mais clara for a negativa, mais chances de tudo terminar bem”, fala Ana Gabriela.

Suely diz que a antipatia por Adrilles pode abalar ainda mais Tamires. "Ela não pode se deixar levar pelas emoções, pois com o nível de estresse alto pelo confinamento, ela acabará tomando atitudes das quais se arrependerá, como desistir do programa", diz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Agência Estado
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
UOL Estilo
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
do UOL
Redação
UOL Estilo
Redação
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo