Comportamento

Faça pausas estratégicas no trabalho e turbine a produtividade

Getty Images
Pausas de 15 minutos durante o expediente podem melhorar sua performance Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 07h15

 

Ter dias produtivos no trabalho não significa trabalhar sem parar. A empresa europeia Draugiem Group acompanhou a rotina de seus funcionários e descobriu que os que tinham uma produção mais significativa trabalhavam com afinco por 52 minutos e depois faziam pausas de 17 minutos, aproximadamente –a maioria longe do computador–, para arejar a cabeça e se preparar para a execução da próxima tarefa. Com isso, conseguiam manter a concentração e a criatividade afiada.

“Cada um tem um tempo em que consegue se manter concentrado em uma determinada atividade, pode ser de 30 a 60 minutos. O que sabemos é que, passado esse período, é preciso parar e começar de novo para manter a mesma qualidade na tarefa que está sendo desempenhada”, afirma o consultor de negócios Alessandro Saad, idealizador do site Empreendedores Compulsivos.

A partir dessa perspectiva, com a ajuda de Saad, do especialista em gerenciamento do tempo Christian Barbosa e da psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma (International Stress Management Association) no Brasil, o UOL Comportamento montou a programação diária ideal para garantir uma jornada de trabalho produtiva –e, como consequência, com mais tempo livre depois do expediente.

Tudo a seu tempo

7h - O horário de acordar pode variar conforme a rotina e os compromissos individuais. O importante é considerar as tarefas que precisarão ser cumpridas pela manhã e quanto tempo deverá separar para cuidar de cada uma delas, sem desespero.

Getty Images
Acorde com tempo hábil para fazer suas tarefas e chegar no trabalho no horário Imagem: Getty Images
Inclua na programação um período para um bom café da manhã, uma ducha, que ajuda a despertar o corpo e a aumentar a disposição, além do tempo de deslocamento para chegar ao trabalho na hora certa --considerando o atraso do ônibus ou o trânsito. Quem chega atrasado começa o dia experimentando uma alta carga de estresse e acaba prejudicando o rendimento durante muitas das horas seguintes.

9h - Antes de começar a trabalhar, invista alguns minutos na organização das tarefas. Consulte a agenda do dia e também a dos dias seguintes, estabelecendo o tempo que terá de dedicar a cada atividade e marcando as prioridades.

Getty Images
9h15 - É hora de checar os e-mails e ver se há novas demandas. Ao abrir cada mensagem, decida se vai responder imediatamente, se vai apagar ou transformar em uma tarefa. Ler, fechar e marcar como não lido está fora de cogitação, pois esse tipo de atitude resulta em perda de tempo.

10h - Faça a primeira pausa do dia. Aproveite os 15 minutos de descanso para se atualizar, para checar o e-mail pessoal ou as redes sociais de que faz parte. Se estiver com fome, um lanchinho leve é bem-vindo e poderá, inclusive, colaborar para manter a disposição.

10h15 - Volte às tarefas profissionais. Nesse momento, feche todas as abas do navegador que não tenham a ver com trabalho, incluindo a do e-mail pessoal. Vale também desabilitar as notificações do celular, que podem roubar momentos preciosos da atenção e que, certamente, farão falta no final do expediente.

Getty Images
Feche no computador tudo o que não for relacionado a trabalho Imagem: Getty Images

11h15 - Momento de pausa. Use os 15 minutos para socializar com os colegas, conversar sobre amenidades e decidir onde irão almoçar. É também um bom momento para abastecer a garrafa de água e fazer um alongamento corporal.

11h30 - Essa hora, que antecede o almoço, é o momento ideal para cumprir todas aquelas tarefas que considera chatas, mas que são inevitáveis. Por exemplo, lidar com assuntos burocráticos. Comprometa-se a só sair para comer quanto tiver liquidado o que há para ser feito. Sem postergar, você evita que se torne uma urgência, a ser tratada em um momento do dia em que já está cansado ou sem paciência.

12h30 - Hora de almoçar. Aproveite o período livre para sair do ambiente de trabalho. Vá almoçar em algum lugar que lhe permita ver outras pessoas, de preferência, fora do prédio. Respirar ar puro e caminhar alguns quarteirões vai ajudar a desestressar. Considere que esse é o momento que você tem para relaxar um pouco, aproveite-o bem.

13h30 - De volta ao trabalho, cheque mais uma vez sua caixa de e-mails. Como está na metade do dia, observe também se está conseguindo seguir a programação estabelecida pela manhã ou se é necessário fazer ajustes –passar tarefas menos importantes para o dia seguinte, por exemplo, para se dedicar às prioridades. Não raramente programamos mais compromissos do que somos capazes de cumprir em uma carga horária normal de trabalho. Se esse for o seu caso, comece a redistribuir os deveres entre os outros dias da semana e a delegar tarefas a outras pessoas, sempre que possível.

14h30 - Momento de pausa. Usufrua do intervalo para levantar um pouco da cadeira e tomar um café ou um chá-mate. Essas bebidas contêm substâncias que aumentam os níveis de energia e fazem você se sentir menos cansado, especialmente após o almoço, quando o sono comumente aparece.

Getty Images
Tomar café ou chá-mate podem aumentar a disposição durante o expediente Imagem: Getty Images

14h45 - Na volta ao trabalho, se estiver com dificuldade para engrenar novamente, considere desmembrar uma tarefa em várias atividades, de 15 minutos cada, mais ou menos. O preparo de uma apresentação, por exemplo, pode ser dividido em: levantamento de dados, escolha do formato, criação do texto, escolha das imagens e revisão do conteúdo. Assim você não se assusta com o tamanho da demanda e resiste à tentação de procrastinar e comprometer toda a tarde com uma única obrigação.

15h45 - Nova pausa. Já faz cerca de três horas que você almoçou. É um bom momento para comer algo leve e saudável e alongar o corpo. Lembre-se também de respirar profundamente (inspirando pelo nariz e expirando pela boca), pelo menos três vezes seguidas. Parece óbvio, mas, muitas vezes, na correria, a respiração torna-se curta e ofegante e, como consequência, o corpo acaba se cansando mais rápido.

16h - É o momento em que as urgências começam a aparecer, pedindo retorno imediato. Mas, antes de se desesperar, avalie se é algo que precisa ser resolvido na mesma hora. Uma tarefa importante demanda um posicionamento seu, mas não necessariamente precisa ser concluída a termo.

17h - Mais uma pausa. Aproveite o último intervalo do dia para organizar o ambiente de trabalho. Arrume a mesa e coloque no lugar todos os objetos que foram usados durante o expediente. Uma pesquisa do site americano de empregos Careerbuilder, divulgada em 2013, mostrou que 28% dos gestores ficam com o pé atrás e hesitam em promover um funcionário que não mantém em ordem o seu espaço na empresa.

17h15 - Durante a última hora de trabalho, abra seus e-mails novamente e cheque, na agenda, o que ainda precisa ser resolvido com urgência e o que poderá ser transferido para o dia seguinte. Após finalizar as últimas pendências, reveja a programação dos próximos três dias.

18h - Fim de expediente. Faça um esforço para sair no horário e aproveitar bem seu tempo livre.

Getty Images
Um happy hour de vez em quando ajuda a criar conexões com seus colegas Imagem: Getty Images
18h30

Você pode aproveitar esse período logo após o trabalho para ir a um happy hour com os colegas e praticar “networking” (expressão em inglês para ampliação de relacionamentos profissionais). Ou, ainda, para realizar alguma atividade física, caso não tenha feito pela manhã.

19h30 - Depois de cumprir todos os deveres do dia, é a hora de jantar. Assim, você garante o tempo necessário para uma boa digestão, antes de ir para a cama. Como consequência, favorece um sono mais tranquilo e restaurador.

20h - Aproveite o período para relaxar e fazer algo que gosta muito. Encontre pessoas queridas, assista à sua série preferida, cultive seu hobby. O importante é ir desacelerando gradativamente, para conseguir conciliar o sono sem dificuldade nas horas seguintes.

23h - Hora de dormir. Ainda que o tempo de descanso necessário para cada pessoa varie, o ideal é se programar para oito horas de sono, sempre que possível. O cuidado ajuda a garantir mais disposição para o dia seguinte.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Astrologia S/A
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Blog da Morango
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
BBC
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Blog do Fred Mattos
Blog da Morango
Opiniões Estilo
do UOL
Redação
Redação
Redação
Topo