Comportamento

9 dicas para se preparar e aproveitar a aposentadoria

Getty Images
Aproveite o tempo livre para se exercitar mais; você se ocupa e cuida da saúde Imagem: Getty Images

Luiz Franco

Do UOL, em São Paulo

Tanto para aqueles para quem o trabalho está intimamente relacionado à identidade quanto para os que desejam uma mudança no estilo de vida, usufruir da aposentadoria requer preparação e busca de novos interesses.

"A aposentadoria é uma fase de transição como outras da vida, como passar da adolescência para a idade adulta. Mas é delicada porque o trabalho tem um peso muito grande no nosso dia a dia. É ele que organiza nossa rotina. Por isso, a preparação é muito importante", afirma Amarílis Muscari Costa, assistente social do serviço médico da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro (SP) e pesquisadora sobre aposentadoria.

A seguir, veja dicas da assistente social e de Vera Lúcia Valsecchi de Almeida, professora doutora em serviço social da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, e de Maria Cristina Gattai, doutora em psicologia social pela USP (Universidade de São Paulo).

1 – Planeje

Há empresas que fazem um trabalho de preparação para funcionários em vias de encerrar a carreira. Verifique no departamento de recursos humanos se é o caso da companhia onde você atua. Participar de um grupo com esse propósito o ajudará a se acostumar com a ideia e a refletir sobre como será o futuro sem trabalhar.

"A melhor preparação deveria ser um progressivo desligamento da ocupação. Sugiro uma diminuição gradual da jornada de trabalho e, ao mesmo tempo, a busca de algum tipo de interesse fora do dia a dia profissional. Passar a trabalhar seis horas por dia, depois de um ano, diminuir um pouco mais", diz a professora doutora Vera Lúcia.

2 – Poupe

O mais indicado é que a pessoa faça um programa de previdência privada para complementar o salário que vai receber de aposentadoria do governo e ter uma situação tranquila.

3 - Viaje

Usar o tempo livre para viajar é uma das maneiras mais indicadas pelos especialistas para aproveitar a aposentadoria. Se não dá para conhecer destinos exóticos ou distantes, vale até mesmo cidades vizinhas.

4 – Exercite-se

Caminhada, corrida, dança, é hora de esquecer as desculpas e mexer o corpo. Além de ocupar o tempo, a pessoa estará cuidando da saúde. Perto da sua casa, pode haver uma praça ou um parque com atividades gratuitas, informe-se.

5 – Desenvolva habilidades

É hora de desenvolver ou retomar algumas habilidades antes não praticadas por falta de tempo. Trabalhos manuais, como pintura e crochê, e estudar idiomas são opções para essa fase. Mais uma vez, vale a recomendação de ficar atento a oportunidades gratuitas, como os cursos oferecidos pelo programa Itaú Viver Mais, aberto mesmo a quem não é correntista do banco.

6 – Encontre um trabalho mais tranquilo

É possível, e até recomendado pelos especialistas, continuar trabalhando depois da aposentadoria. Mas de uma maneira que não exija tanto do indivíduo e que seja prazeroso. No rol de possibilidades está atuar como consultor na área de sua especialidade.

7 – Dê mais atenção à vida social

Mais tempo livre também significa mais oportunidades de estar ao lado de amigos e familiares.

8 - Participe de trabalhos voluntários

Se não existe a necessidade de seguir com outra ocupação remunerada, o trabalho voluntário é uma ótima opção para o aposentado. Em São Paulo, por exemplo, o Centro de Voluntariado faz a ponte entre interessados em prestar serviços e instituições. Além de ajudar quem precisa, é uma maneira de a pessoa se manter ativa.

9 - Divirta-se

Tempo não é mais desculpa para não curtir programas como cinema, teatro, museus. Falta de dinheiro também não justifica, pois há sempre atividades culturais gratuitas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
do UOL
Comportamento
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Topo