Comportamento

Entenda o "pênis biônico" em dez perguntas e respostas

Getty Images
O implante do pênis biônico não vai aumentar o tamanho do órgão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 13h40

Nesta semana, o caso de Mohammed Abad, 42 anos, que implantou um "pênis biônico" 37 anos após perder o órgão sexual em um acidente, ficou conhecido mundialmente. Uma universidade na Europa, segundo o jornal britânico "The Sun", desenvolveu o aparato, que restaurou não só a ereção, como também a ejaculação do homem.

O "pênis biônico" de Abad é uma prótese peniana inflável, já disponível no Brasil. A seguir, o UOL Comportamento --com consultoria de Antonio de Moraes Junior, urologista e chefe do Departamento de Andrologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)-- responde a dez perguntas sobre o equipamento. 

Você tem vergonha do seu pênis?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

1 - A prótese peniana inflável serve para quem quer aumentar o tamanho do pênis? A prótese peniana inflável é indicada para o tratamento da disfunção erétil irreversível. Embora seja possível que a circunferência do pênis aumente, o objetivo do implante é a reativação da atividade sexual e não a ampliação peniana.

2 - Após o implante do "pênis biônico", o homem terá ereção permanente? A prótese inflável reproduz a ereção tal como ela ocorre quando o homem não tem disfunção erétil. Isso porque o sistema desse tipo de aparato imita o fluxo sanguíneo natural no momento da ereção. Trata-se de uma tecnologia de inflação e deflação totalmente controlável, o que permite a ereção apenas no momento desejado.

3 - É possível identificar os homens que possuem prótese peniana inflável? Todos os componentes são internos e, por isso, aparentemente, não é possível perceber a existência da prótese. Além disso, o "pênis biônico" permite o estado de flacidez quando não há o desejo da ereção.

4 - Como a prótese é implantada? É um mecanismo moderno composto por uma bomba, implantada no saco escrotal, que ativa e desativa o sistema de ereção, e um reservatório localizado no abdômen, que envia o fluido para preencher os cilindros alojados no pênis, conferindo rigidez ao membro.

5 - O "pênis biônico" não interfere na ejaculação e no orgasmo? Se o paciente costumava ter orgasmos antes de receber a prótese peniana inflável, continuará a tê-los normalmente. O mesmo vale para a capacidade de ejaculação.

Thinkstock

6 - O implante de prótese peniana inflável afeta a fertilidade? O paciente que realiza o implante permanece fértil. Os testículos, local onde são produzidos os espermatozoides, são conservados e o processo de ejaculação não é afetado. Dessa forma, é possível que o homem tenha filhos.

7 - Após o implante do "pênis biônico", o sistema urinário funciona normalmente? A cirurgia não interfere nas vias urinárias.

8 - A prótese inflável precisa ser trocada após determinado tempo? A troca só é realizada em raros casos de falha mecânica.

9 - É possível que o organismo rejeite o implante? Como em qualquer cirurgia de implante de próteses, a possibilidade de eventuais complicações existe. No caso das próteses penianas, a chance é mínima. Infecções ocorrem em apenas 3% dos casos.

10 - Os planos de saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) cobrem o procedimento? Não. Apenas a prótese semirrígida está disponível no SUS e na saúde suplementar (planos de saúde), mas a SBU indica a inclusão da prótese peniana inflável na relação de procedimentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer aos usuários.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Comportamento
Redação
do UOL
Redação
do UOL
Blog da Morango
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Topo