Topo

Aperto de mão ou beijo? Prefira a primeira opção ao cumprimentar alguém

Estudo constatou que as mãos podem ser tocadas por estranhos, mas só elas - Photodisc
Estudo constatou que as mãos podem ser tocadas por estranhos, mas só elas Imagem: Photodisc

do UOL, em São Paulo

04/11/2015 11h22

Um estudo realizado pelas universidades de Oxford, na Inglaterra, e Aalto, na Finlândia, descobriu quais partes do corpo nos deixam mais desconfortáveis quando são tocadas por estranhos. As informações são do site americano "IFLScience".

Quando se trata desse tipo de interação social, pelo toque, cada pessoa tem seu limite. Porém, ao avaliar 1.300 pessoas, os cientistas constataram que ninguém quer que um desconhecido encoste em qualquer parte do corpo que não sejam as mãos.

Mapa corporal mostra quais partes do corpo podem ser tocadas por diferentes pessoas do nosso convívio - Reprodução/PNAS - Reprodução/PNAS
Mapa mostra quais partes do corpo podem ser tocadas por diferentes pessoas
Imagem: Reprodução/PNAS

A pesquisa, publicada no jornal científico "PNAS" e realizada em cinco países (Grã-Bretanha, França, Finlândia, Itália e Rússia), mostrou ainda que as mulheres são mais receptivas ao toque do que os homens. Por outro lado, para ambos os sexos, os genitais são "zonas tabu".

Por fim, a conclusão foi de que os laços emocionais e familiares que você tem com as pessoas influenciam mais o contato físico do que a frequência com que acontecem encontros pessoais.

"É a relação que importa. Um amigo que não vemos há tempos vai continuar podendo tocar áreas que um conhecido que vemos todos os dias não pode", disse o professor e psicólogo Robin Dunbar, um dos autores do artigo.