Comportamento

Mansplaining ou a mania que os homens têm de interromper as mulheres

Do UOL, em São Paulo

A cena é bastante comum, inclusive em reuniões de trabalho: uma mulher começa a expor seu ponto de vista e é interrompida por um colega no meio da explicação sem nenhum constrangimento.

Também é comum que um homem, independentemente do tipo de relação que tenha com uma mulher, queira explicar para ela alguma coisa --muitas vezes banal-- de forma paternalista, assumindo que ela não tem condições de entender o tema sem que ele mastigue a informação. A esse hábito masculino feministas mundo afora deram o nome de "mansplaining", junção das palavras "man", homem, com "explain", explicar, as duas do inglês.

Para mostrar como o fenômeno funciona na prática, o site americano "ATTN" produziu um vídeo (abaixo), que traz uma compilação de situações reais em que "mansplaings" foram flagrados. O vídeo foi publicado com legendas em português pelo página "Empodere Duas Mulheres", do Facebook. Assista:

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo