Topo

Por que homens com crianças exercem fascínio sobre algumas mulheres?

Para a mulher que quer ser mãe, a atração por esse perfil é maior - Getty Images
Para a mulher que quer ser mãe, a atração por esse perfil é maior Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/06/2016 07h05

Um homem está no parquinho com os filhos. Aos olhos dos outros, ele parece ser um bom pai: brinca, pega no colo, oferece alimento e zela pelo bem-estar das crianças. Já aos olhos das mulheres, ele é visto como um objeto de desejo, um ideal de parceiro a ser conquistado. Mas por quê?

Embora não haja pesquisa científica que comprove essa atração, os especialistas concordam que o comportamento é usual. “Para a mulher que deseja um apoio no cuidado com os filhos, já os tendo ou imaginando tê-los, a atração por esse perfil de homem é maior”, diz o psiquiatra Luiz Cuschnir, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo).

“A mulher que quer ser mãe se interessa por alguém que não é só provedor, mas que a ajude em vários sentidos. Alguém que proteja e eduque os filhos”, afirma o psicólogo Ailton Amélio, autor do livro “O Mapa do Amor” (editora Gente).

Mas ver um homem com criança e desejá-lo não é uma regra que se aplica a todas as mulheres. “Existem as que não gostam de dividir o par com outras pessoas nem mesmo com os próprios filhos”, diz a psicóloga Graziela Baron Vanni, coautora do livro "Amor, Ciúme e Infidelidade" (Editora Letras do Brasil).

A criação na infância também interfere na reação feminina diante da visão de um homem rodeado de crianças, segundo a especialista. “Aquelas que não tiveram um pai presente e sentiram-se rejeitadas e abandonadas poderão buscar conviver com esse tipo de homem para receber dele o que não receberam do pai”, diz.

Em um relacionamento estável, ver o parceiro assumindo o papel de pai pode aumentar o desejo e o interesse da mulher. Isso pode acontecer quando o casal tem o primeiro filho, por exemplo.

“Ver alguém exibindo qualidades que você admira é algo que aumenta a atração. Se o marido, que você não sabia como se portaria após a chegada do filho, se sai bem no papel, pode haver uma modificação de sentimentos”, diz Ailton Amélio.

A recíproca não é verdadeira

Mas se a mulher se atrai pelo sexo oposto com características paternas, o mesmo não acontece com o homem. A mulher no papel de mãe, normalmente, torna-se menos sedutora aos olhos dos homens. “A sensualidade é substituída pelo cuidado, o que torna a mulher menos desejável e atraente”, afirma a psicóloga Graziela.

E mesmo os homens que têm o desejo de constituir uma família têm ressalvas quanto à mulher que já é mãe. “Eles vão avaliar se o envolvimento que ela tem com as crianças não impossibilita a criação de um vínculo amoroso com eles”, declara Cuschnir.