Topo

O que levou o público a tratar a mesma criança de maneiras tão diferentes?

Do UOL, em São Paulo

29/06/2016 16h17

"O que você faria se visse uma criança de seis anos sozinha?". Com essa pergunta de ponto de partida, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) realizou um experimento social em Tbilisi, na Geórgia, para conscientizar sobre a pobreza infantil.

No vídeo, uma atriz mirim chamada Anano, 6 anos, é deixada sozinha em uma praça para verificar a reação dos transeuntes. Muita gente aborda a menina e pergunta se ela está perdida e se precisa de ajuda.

Depois, a atriz passa por uma transformação. Veste roupas sujas e tem sua aparência transformada com ajuda de maquiagem e é deixada no mesmo local. A atitude das pessoas, no entanto, é completamente diferente: ninguém fala com ela.

O experimento também foi realizado em um restaurante, e o resultado obtido foi o mesmo. No local, a menina, por não suportar a rejeição das pessoas, chegou a abandonar a gravação e disse estar "muito triste".

O objetivo da campanha da Unicef é mostrar que acabar com a pobreza infantil é uma escolha que tem de partir de todos nós. Embora realizado na Georgia, o vídeo reflete a realidade de inúmeras crianças brasileiras abandonadas pelos pais e pela sociedade.