Comportamento

Blogueira é ameaçada no trabalho e tem site derrubado por antifeministas

Arquivo pessoal
Lola Aronovich tem o blog "Escreva Lola Escreva" há 9 anos Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL

13/01/2017 17h25

O blog feminista "Escreva Lola Escreva", um dos maiores sobre o tema e que está ativo há 9 anos, corre o risco de sair do ar por causa de uma série de ataques de grupos de ódio. De acordo com a autora, a professora Lola Aronovich, membros de grupos masculinistas, como são chamados os militantes antifeministas, estão usando robôs para denunciar o site e derrubá-lo da plataforma blogspot, do Google. Antes, já tinham ameaçado Lola no local de trabalho dela, a Universidade Federal do Ceará.

"Eles lançaram guias de como denunciá-lo o Google e como usar os robôs", explica Lola, em entrevista ao UOL. A blogueira diz que sabe quem foram os autores desses guias e que eles estavam se organizando desde o fim de semana em chans, fóruns da internet que permitem o anonimato. 

Na terça-feira (10), quando tentou logar no Blogspot, Lola descobriu que sua conta havia sido suspensa por causa das denúncias. Ela, então, mandou uma mensagem para o Google reportando que havia sofrido ameaças. "Mas não recebi nenhuma resposta e eles acataram às denúncias", fala a blogueira.

A forma que ela encontrou para tentar recuperar o material foi criar a hashtag #GoogleNaoCensureaLola e pedir para que leitores criem tópicos nos fóruns de ajuda da plataforma. "Porém estou muito pessimista, porque nunca vi o Google mudar de ideia", afirma. "É uma pena, porque nós, militantes feministas, estamos sempre na mira desses grupos de ódio e o Google deveria entender isso. Eles nem pararam para investigar primeiro a denúncia antes de derrubar tudo".

O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil perguntando se a empresa estava investigando o caso. Por e-mail, a empresa respondeu que “não pode comentar casos específicos”. "Acho impressionante uma empresa como o Google não conseguir diferenciar denúncias legítimas de denúncias feitas por robôs", rebateu Lola. 

Caso não consiga recuperar o blog, Lola pretende migrar para outra plataforma, mas ainda não sabe se vai levar o assunto para a esfera judicial. "É uma violação de direitos humanos. Não sei qual o raciocínio por trás disso. De um lado tem um grupo que me ameaça e ameaça um monte de mulheres e do, outro lado, uma professora universitária que tem um dos maiores blogs feministas há 9 anos. Aí, quando o Google decide fazer alguma coisa, ele pune a vítima?".

Tudo começou com uma ameaça ao local de trabalho

O ataque seria, segundo Lola, uma repercussão de uma denúncia feita pela UFC (Universidade Federal do Ceará), instituição onde ela ensina língua inglesa e literatura, à Polícia Federal. “Dois dias antes do Natal, alguns professores e o reitor receberam um e-mail dizendo que, se eles não me demitissem, aconteceria um ataque terrorista na Universidade”, fala. A blogueira diz que o e-mail tinha uma ameaça de que “os funcionários ficariam uma semana recolhendo corpos de mais de 300 pessoas”.

Através da assessoria de imprensa, a UFC confirma em nota oficial que houve o recebimento da mensagem. “Ela foi recebida no dia 22 de dezembro e encaminhada para a Polícia Federal, solicitando providências”, diz o texto.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Comportamento
Comportamento
Redação
do UOL
Redação
do UOL
Blog da Morango
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
do UOL
Blog do Fred Mattos
Comportamento
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog da Morango
Redação
BBC
Redação
do UOL
Redação
Redação
BBC
Redação
BBC
Redação
Beleza e maternidade
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Topo