Equilíbrio

Mulher quase morre após esquecer de trocar absorvente interno

Thinkstock
Inglesa ficou quatro dias internada nos cuidados intensivos Imagem: Thinkstock

Do UOL, de São Paulo

13/02/2017 16h57

Uma moradora de Inverness, na Escócia, foi levada às pressas para o hospital e quase morreu após usar absorvente interno e ainda passar 48 horas sem trocar o produto. Tudo por conta da Síndrome de Choque Tóxico, infecção bacteriana potencialmente fatal. Katie Knight, de 20 anos, chegou a ficar uma semana internada, sendo quatro dias deles na Unidade de Terapia Intensiva. "Eu realmente achei que fosse morrer", contou ela ao Metro.

A síndrome desenvolve-se devido às bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes, que começam a produzir toxinas que desencadeiam uma resposta inflamatória e atingem o organismo como um todo. Entre os sintomas, estão febre alta, mialgia, confusão mental, dor de garganta, erupções cutâneas, descamação da pele de pés e mãos, além de sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreias, pressão arterial baixa, entre outros.

Absorvente forte

Katie conta que estava perto do fim de seu período menstrual quando começou a sentir náuseas. Naquele dia, a jovem contou ter colocado um absorvente interno com nível de absorção mais forte, pois sabia que passaria muitas horas fora de casa por conta de suas atividades: "Estava na biblioteca tentando terminar uma tarefa, quando fiquei bastante estressada e comecei a me sentir mal".

Ela chegou a ir até uma lanchonete atrás de um café e um pedaço de bolo. "Eu, então, espirrei água no meu rosto, mas acabei chamando um táxi para me levar para casa, pois mal conseguia andar", conta. Nas 24 horas seguintes, Katie começou a ficar seriamente doente, a ponto de chegar a vomitar e desmaiar a cada 25 minutos.

"A última coisa que pensei foi no meu período menstrual quando estava assim, pois não tinha a menor ideia da Síndrome de Choque Tóxico. Então, continuei usando tampão", acrescentou. No dia seguinte, no entanto, as coisas ficaram ainda piores.

Último pensamento

Dois dias após os primeiros sintomas, a companheira de apartamento de Katie, que estuda medicina, a encontrou delirando. "Aparentemente, eu falava coisas sem sentido algum. Ela me perguntou o que estava errado e eu disse que estava me sentindo dolorida", contou. Nesse período atribulado, ela chegou a ficar 48 horas sem trocar seu absorvente interno, algo que ampliou o problema. "Como a coisa ficou tão fora de controle, meu período menstrual era o último pensamento que eu tinha em mente", conta.

Após checar sua temperatura e levar em consideração uma possível síndrome tóxica, a amiga levou Katie imediatamente ao hospital. Neste ponto da história, a inglesa não conseguia andar ou falar e, por isso, já foi encaminhada diretamente para os cuidados intensivos.

Após passar uma semana internada, sendo quatro dias em cuidados intensivos, Katie acabou se recuperando. Como resultado, ela reconhece que, se tivesse tirado o tampão quando começou a ficar doente, talvez a infecção não tivesse sido tão ruim."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
UOL Estilo
Redação
BBC
Redação
Redação
BBC
do UOL
Redação
UOL Estilo
Redação
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
BBC
Redação
Redação
UOL Estilo
Topo