Topo

Impressora é uma das dez coisas mais nojentas do escritório; veja as outras

Quanto mais gente no escritório, mais gente tocará o equipamento e mais sujeira acumulará - Getty Images
Quanto mais gente no escritório, mais gente tocará o equipamento e mais sujeira acumulará Imagem: Getty Images

Do UOL

17/02/2017 09h43

Espaços divididos por muitas pessoas –como escritórios e outros locais de trabalho-- representam um desafio extra na hora da limpeza. Por isso, por mais que haja um serviço regular de limpeza, certos itens sempre serão um desafio para uma higienização perfeita.

A seguir, veja levantamento do site britânico Hassle.com –que oferece o serviço de faxineiros por hora— e veja os dez itens mais imundos dos ambientes profissionais.

1 – Bebedouro

Levantar da mesa e ir beber água é sempre uma oportunidade de fazer uma pausa e networking, mas pode pôr a sua saúde em risco. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), há 2,7 milhões de germes por polegada quadrada da torneira.

2 – Geladeira

Em prol de alimentação você traz uma comidinha de casa e armazena na geladeira do escritório? Hum, pode não ser tão boa ideia quanto parece. Para se manter higienizado, o eletrodoméstico precisa ser limpo a cada dois dias. Um refrigerador médio tem 7.850 bactérias formadoras de colônias, por centímetro quadrado.

3 – Micro-ondas

Dependendo do tamanho de seu escritório, o equipamento pode vir a ser usado até 30 vezes por dia. Germes precisam de calor, comida e umidade para se multiplicar, e o micro-ondas funciona como um ninho perfeito para eles se proliferarem.

4 – Dispenser de sabonete

Um item que tem como propósito lavar as mãos não pode ser sujo, certo? Errado. Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu que um quarto dos dispensadores de escritório está contaminado com bactérias fecais. Se você lavar as mãos completamente, tudo bem. Caso contrário, risco de infecção à vista.

5 – A mesa de trabalho

O móvel onde você passa, em média, oito horas por dia, tem 400 mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. Uma solução é limpar sua estação de trabalho, semanalmente, com algum produto bactericida ou com uma mistura de água e vinagre.

6 – O teclado do computador

Esse item é um espaço convidativo para as bactérias, especialmente se você for do tipo que come na mesa de trabalho. Se não for o seu caso, mesmo assim, ele merece atenção, porque nas teclas vão se acumular restos de pele –dos seus dedos, é claro—e suor. Uma vez por semana, lembre-se de chacoalhá-lo e limpar com um pano ligeiramente úmido.

7 – O mouse

Para esse objeto funciona exatamente a mesma lógica do teclado. Segundo o site Hassle.com, um estudo --no qual 10% dos trabalhadores de escritório admitiram nunca ter limpado o mouse-- descobriu que esses dispositivos podem conter até 1.676 micróbios por polegada quadrada, sendo que um assento de vaso sanitário tem apenas uma fração desse número.

8 – Fones de ouvido

Por mais antipático que você possa soar, não compartilhe fones de ouvido com seus colegas de trabalho e guarde-os em local fechado sempre após o uso. A combinação de cera de ouvido, suor e fios de cabelo aumenta o número de bactérias no dispositivo em 700 vezes, isso em apenas uma hora de uso.

9 – Impressora e copiadora

Quanto mais gente no seu escritório, mais vezes esses equipamentos serão tocados todos os dias, então, você já pode imaginar o resultado.

10 – Canetas

Se você tem o hábito de pegar canetas emprestadas, certifique-se de que a pessoa de quem você pegou não tem o hábito de mastigá-las. Se a exposição já faz com que fiquem sujas, imagine utilizá-las depois de elas terem passado pela boca de alguém.