Topo

Homens e mulheres mantêm amizades de formas diferentes, revela estudo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

21/02/2017 09h05

Para elas, uma ligação de vez em quando basta. Para eles, encontros regulares são essenciais. Um novo estudo conduzido pelo psicólogo Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, revela que manter o círculo de amizades funciona de formas diferentes entre os gêneros. As novidades foram reveladas em uma palestra para a Associação Americana para Avanços na Ciência, em Boston.

Para a pesquisa, foram entrevistados 30 estudantes no último ano do ensino médio, prestes a entrar em uma universidade. O círculo de amizades foram analisados durante 18 meses através de uma lista de amigos e quão próximos eles eram.

Um dos resultados da pesquisa revela que depois da admissão na universidade e saída do colégio, os entrevistados perderam 40% dos velhos amigos a cada seis meses.

Entre os jovens homens, as ligações entre amigos não fizeram qualquer diferença para evitar a deterioração da amizade. “Ir a uma partida de futebol, ou ao pub ou jogar uma pelada é o que os mantém unidos. Eles precisam fazer um esforço”, diz Dunbar ao jornal britânico “The Telegraph”.

Elas são mais unidas
Entre a análise dos círculos de amizade, o estudo revela também que as mulheres têm relacionamentos muito mais intensos, assemelhando-se a relações românticas. “No sentido de se elas se separam, é uma catástrofe”, diz o professor.

“Para os homens, esses laços são muito mais casuais. Se uma garota muda de cidade, ela entrará em contato por telefone ou Facebook para manter as amizades. Para os homens funciona diferente. Eles só vão procurar outro grupo de quatro amigos para sair para beber”, afirma.