Comportamento

Famosos protestam contra decisão de Trump sobre uso de banheiros por trans

Reprodução/Instagram
Imagem apoiando a causa foi compartilhada no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/02/2017 13h42

O presidente Donald Trump revogou na última quarta-feira (22) as instruções federais que obrigavam as escolas dos Estados Unidos a permitirem que estudantes transgênero usem os banheiros e vestiários compatíveis com a identidade de gênero escolhida. Alguns famosos protestaram contra a decisão em suas contas nas redes sociais.

A apresentadora Ellen DeGeneres, por exemplo, falou sobre o assunto em seu Twitter: "Basta ver as notícias sobre a remoção das leis que protegem as pessoas trans. Não se trata de política. É sobre direitos humanos, e isso não é ok", escreveu.

Já a atriz Ellen Page falou: "Precisamos proteger a juventude trans e enfrentar essa crueldade que prejudica nossos filhos. Apoie @Translifeline"

Luta pelos direitos

De acordo com a Casa Branca, Trump acredita que a questão deva ser decidida pelos Estados, sem envolvimento do governo federal. Assim, a partir de agora, ficará sobre responsabilidade dos Estados e distritos escolares determinarem se as leis federais de discriminação sexual se aplicam à identidade de gênero

Exatamente por isso, o caso do americano Gavin Grimm, de 17 anos, é mais emblemático do que nunca. Em 2014, a mãe do garoto – que está em processo de transição de gênero— solicitou à direção da escola Gloucester County School, em Nova Jersey, que ele pudesse usar o banheiro masculino e assim assumir sua identidade masculina em todos os aspectos da vida social.

Reprodução/Nikki Kahn/The Washington Post
O garoto Gavin Grimm entre o pai David e a mãe Deirdre, na casa da família em Gloucester, Nova Jersey Imagem: Reprodução/Nikki Kahn/The Washington Post

Durante dois meses, Gave frequentou o sanitário dos garotos sem nenhum incidente, até que alguns pais e moradores da cidade de Gloucester começaram a reclamar. Em dezembro daquele mesmo ano, a direção da escola adotou uma nova diretriz e passou a obrigar Gave a usar um banheiro unissex.

A família do garoto decidiu, então, processar a instituição. O processo está em instância federal e deve ser julgado em 28 de março. Caso a família vença, a decisão vai afetar como as escolas dos Estados Unidos lidam com estudantes transgênero.

Durante a entrega dos prêmios Grammy, em 17 de fevereiro, a atriz Laverne Cox –ativista dos direitos dos transexuais e ela mesma transexual — aproveitou sua passagem pelo palco para chamar a atenção a respeito de Gavin Grimm, 17 anos. "Todo mundo, por favor, pesquise no Google o nome Gavin Grimm. Ele vai recorrer à Suprema Corte, em março. Usem a hashtag #StandwithGavin (estamos com Gavin)", falou Laverne.

Grimm –que está no último ano do ensino médio—não tinha a menor ideia de que Laverne falaria sobre ele. O garoto nem estava assistindo ao Grammy. Só soube quando a mãe –que via a premiação em outro cômodo da casa—começou a gritar eletrizada.

"Fiquei emocionado porque a amo. Ela é uma pessoa bonita por dentro e por fora. Fiquei realmente emocionado e honrado por ter sido a primeira coisa a sair da boca dela", declarou ele o jornal "The Washington Post".

Vários famosos foram ao Instagram e Twitter apoiar a causa usando as hashtgs #StandwithGavin e #ProtectTransKids:

"Olha quem eu conheci esta noite #GavinGrimm. Este jovem é tão inteligente e está fazendo um ótimo serviço ao seu país e pessoas trans em todos os lugares indo para o #SupremeCourt #SCOTUS 28 de março", disse Laverne Cox.

"Uma a cada 3 trans tentou cometer suicídio na juventude. Essas crianças precisam de mais proteção, não menos. A administração Trump pode estar negociando com medo, e eles podem estar abandonando você, mas, por favor: saibam, meus irmãos trans e irmãs, que vocês têm aliados. Incluindo eu. Nós iremos às ruas e marcharemos por vocês. Você é visto. Você é conhecido. Você é amado. Você tem recursos. Alcance a qualquer um dos grupos marcados nesta imagem. #ProtectTransKids #LibertyAndJusticeForAll #ForALL", escreveu a atriz Sophia Bush.

 

#ProtectTransKids

A post shared by Perez Hilton (@theperezhilton)

on

O fofoqueiro Perez Hilton também deu o seu apoio publicando uma imagem da causa #ProtectTransKids

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
do UOL
Comportamento
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Topo