Topo

Garota descobre que bisavó era mulher muito mais forte do que ela imaginava

Thamires Andrade

Do UOL

24/02/2017 17h35

Um dia a advogada Paula Bernardelli ouviu da cuidadora de sua bisavó, Doralice, um fato da vida dela que a bisneta não fazia a menor ideia. Foi aí que ela se deu conta de que uma das bandeiras do movimento feminista é dar visibilidade para a história das mulheres e, no fim, ela não conhecia a história das mulheres de sua própria família.

Paula, então, pediu aos pais que a ajudassem a colher informações sobre sua bisa e, quando ela descobriu que a bisneta estava escrevendo sobre a história dela, chorou de emoção. "Minha bisavó, Doralice, chorou quando descobriu que estavam perguntando detalhes da vida dela porque eu queria escrever sobre ela. Ela achava que a família tinha vergonha da história dela", escreveu no post que viralizou na internet e teve mais de 27 mil compartilhamentos e 80 mil curtidas.

Quando recebeu as anotações dos pais, Paula ficou muito emocionada com a história de Doralice, que ajudou a criar seus 13 irmãos, casou e foi abandonada pelo marido com quatro filhos para criar e sem uma casa para viver. "Sabia que a história de vida dela era difícil, mas não tinha ideia de tudo que ela tinha passado. Demorei um tempo para processar tudo e colocar no papel", explicou em entrevista ao UOL.

Paula resolveu postar o texto quando a bisa foi internada na UTI por conta de uma pneumonia e, dias depois, Doralice faleceu. "Ela ficou comovida quando soube que a história estava repercutindo aqui fora. Ter escrito o texto me ajudou com o luto, até porque recebi muitas mensagens de pêsames, tive um apoio que não esperava. Meu pai também agradeceu muito por eu ter contado a história dela, pois ela o criou junto com a minha avó", fala.

Luta e feminismo

Na opinião de Paula, o trecho mais difícil da história de sua bisa é o momento que ela é deixada sem casa e dinheiro pelo marido, além de ter que cuidar de quatro filhos. “Ela tinha pouca escolaridade e era muito difícil naquela época uma mãe de quatro filhos conseguir um emprego. Me surpreendo que ela tinha conseguido superar isso”, conta.

Questionada se sua bisa seria um exemplo de mulher feminista, Paula conta que nunca a viu levantando qualquer bandeira, mas, com base na história dela e em tudo que ela sempre ensinou, ela era. "Não sei se ela conhecia o feminismo, se teve contato com o movimento, mas acredito que sua essência era de mulher feminista. Até porque ela sempre disse que eu tinha de enfrentar a vida e não devia me submeter a qualquer coisa e aceitar regras impostas", fala.

Exemplo

Após a publicação da história de Doralice, Paula começou a receber várias mensagens com histórias semelhantes às de sua bisa. "Fora que a história dela virou exemplo para muita gente. Recebi muitas mensagens de mulheres mais velhas, que, assim como ela, começaram a fazer faculdade [a bisa de Paula se matriculou na graduação aos 50 anos]. Elas diziam que tinham vergonha, mas, que depois de lerem o texto, se sentiram inspiradas para continuar", fala.

Para dar voz também a outras histórias de mulheres fortes, como sua bisa, Paula resolveu criar um blog chamado “A história da minha vó”. “A ideia é reunir e dar visibilidade para histórias parecidas. Pretendo escrever a história da minha bisa de forma mais completa no futuro, quem sabe um livro... Essa repercussão foi muito inesperada”, diz.