Equilíbrio

"Sou sensacional": postura de Emilly é sinal de imaturidade e narcisismo

Globo/ Paulo Belote
Emilly usa roupão no quarto do líder do "BBB17" Imagem: Globo/ Paulo Belote

Thamires Andrade

Do UOL

"Sempre me senti sensacional". "Sinto que mereço o melhor". "Sempre me achei uma estrela". As frases ditas por Emilly, do BBB 17, viralizaram nas redes sociais. Enquanto um grupo a defendeu, dizendo que ter autoestima é fundamental, outro teceu duras críticas e chamou a sister de egocêntrica. De acordo com as especialistas ouvidos pelo UOL, esse tipo de comportamento pode ser sinal de imaturidade e narcisismo.

Será que a autoestima é boa mesmo?

Na opinião de Miriam Barros, psicóloga e psicodramatista, esse comportamento apresentado pela sister pode nem ser autoestima elevada, mas sim uma postura arrogante e narcisista de se sentir superior aos outros. "Quando a pessoa tem uma autoestima positiva sobre si, ela não precisa anunciar o quanto se sente linda e maravilhosa para os outros, ela simplesmente é. Não existe essa necessidade de se exaltar e demonstrar isso", fala.

Para Miriam, pode ser que a sister nem se sinta assim com essa bola toda e seja só arrogante. "Ao afirmar isso, ela pode estar reforçando o tempo todo como ela gostaria de se sentir. Normalmente quem se sente assim não tem empatia desenvolvida, não consegue se colocar no lugar do outro e saber se está incomodando ou diminuindo alguém. Ela não se importa com isso, tem essa psotura egocêntrica e narcisista por só ver as questões dela mesma", fala.

Mundo da imaginação e a ditadura da felicidade

Já para Cristiane Moraes Pertusi, terapeuta de família e de casal, essa atitude "sem filtro" da sister pode ser sinal de imaturidade. "Essa forma exagerada e até fantasiosa de falar sobre si mesma é presente entre pessoas imaturas. Às vezes veio de uma família que mimava demasiadamente. Falar para a criança que ela é burra e não serve para nada é tão nocivo quanto dizer que ela é perfeita e não tem defeitos", fala.

Cristiane explica que, quando a pessoa não tem maturidade, ela vive como se o mundo e o universo fossem perfeitos e tem dificuldade de perceber a realidade como ela é. “Muita gente está na vida adulta e ainda não saiu dessa fase idealizada. O nível de saúde mental bom é ser capaz de ver as coisas boas e ruins em qualquer situação, tanto em você quanto nos outros. Assim, a pessoa vive mais saudável, com menos ansiedade, fantasias e distorções”, fala.

A terapeuta também destaca que essa fragilidade de enxergar a realidade também afeta como as pessoas reagem às coisas ruins da vida. “Estamos vivendo uma ditadura da felicidade. Existe a ideia de só ter prazer, ser maravilhosa, só pensar que é coisas boas e aí, muitas vezes, a pessoa não se dá conta que precisa aprender a lidar com coisas ruins também”, diz.

Isolamento social

Como as pessoas com esse comportamento são muito difíceis de lidar, elas acabam se isolando, segundo Cristiane. "São pessoas que não desenvolvem autocrítica e passam por um processo de isolamento social, pois as relações com pessoas assim são muito conflituosas. Então, ou elas se isolam, já que ficam na defensiva e não aceitam ajuda de ninguém, ou escolhem grupos de 'fãs' mesmo ou pessoas que mantenham essa mesma verdade que ela acredita", fala.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
NE10
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Público
Topo