Topo

Após 20 anos, vítima de violência doméstica recupera dente e volta a sorrir

A australiana Griselle perdeu o dente da frente ao ser vítima de violência doméstica na adolescência - Reprodução/ABC
A australiana Griselle perdeu o dente da frente ao ser vítima de violência doméstica na adolescência Imagem: Reprodução/ABC

Do UOL

08/03/2017 10h28

Mãe de dois filhos, Griselle, 42 anos, perdeu um dente da frente e teve outros danificados após ser vítima de violência doméstica. Foi só 20 anos depois do episódio que a australiana recuperou a autoestima graças a um programa que provê tratamento dentário gratuito para mulheres como ela.

“Nunca vou esquecer o comentário de uma das mães da escola dos meus filhos que, em tom de gozação, disse que eu parecia uma sem-teto por não ter um tente”, afirmou Griselle para o site ABC.

O programa “Rebuilding Smiles” (“Reconstruindo Sorrisos”, em tradução do inglês) vai dar a Griselle um implante permanente. A iniciativa é encabeçada pela The Australian Dental Association Foundation e atende mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

“Fiquei em choque de como fiquei diferente com o dente da frente. Meus filhos não vão mais sentir vergonha quando eu os levar para a escola”, falou Griselle, que não teria como arcar com o valor do implante, algo em torno de US$ 7.000 (R$ 22 mil).

"Os sobreviventes de violência doméstica muitas vezes experimentam não apenas trauma dental imediato, mas tipicamente têm problemas de saúde bucal relacionados à falta de tratamento odontológico", disse David Owen, presidente da The Australian Dental Association, para o site.

Owen falou ainda que recuperar o sorriso tem um impacto na sensação geral de bem-estar das vítimas de violência. A própria Griselle relatou que não conseguia novas oportunidades de emprego por não ter o dente da frente.