Topo

Sensação de satisfação após o sexo dura cerca de dois dias, diz estudo

Sensação de esplendor sexual dura 48 horas, afirma estudo - Getty Images
Sensação de esplendor sexual dura 48 horas, afirma estudo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2017 16h19

Aquele "brilho" e aquela sensação bem-estar após o sexo são conhecidos por muitas pessoas, é claro --eles são fruto da liberação da oxitocina. Mas o que não se sabia até agora é que a duração do tal "hormônio do amor" no organismo é de cerca de dois dias, segundo estudo realizado pela Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos.

Para a pesquisa, foram convocados 214 duplas recém-casadas cuja rotina diária foi acompanhada por duas semanas. Cada pessoa tinha seu relatório e ali escrevia se havia transado ou não com o parceiro no referido dia. E aí, em uma escala de sete pontos, classificava quão satisfeitos eles se sentiam com a vida sexual, com o parceiro e com o relacionamento. Eles também precisaram classificar a qualidade do casamento deles no início da pesquisa e dali a seis meses.

Os pesquisadores, então, notaram que os casais que haviam transado num dia tendiam a se sentir igualmente satisfeitos durante os dois dias seguintes. E isso foi o caso de todos os casais, independentemente da idade ou gênero. "Esta é a primeira pesquisa que quantifica a duração deste esplendor sexual e examina seus benefícios", diz a psicóloga Andrea Meltzer, autora principal do estudo. "Mostramos que a satisfação sexual permanece elevada 48 horas após o sexo. É aproximadamente a mesma duração para que a concentração máxima de esperma seja restaurada."