Topo

OPINIÃO: como o machismo brecou a carreira de Isis Valverde

Isis Valverde mandou o recado em sua camiseta na coletiva da novela "A Força do Querer" - Roberto Filho/Brazil News
Isis Valverde mandou o recado em sua camiseta na coletiva da novela "A Força do Querer" Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Dolores Orosco

Do UOL, em São Paulo

05/04/2017 04h00

Após dois anos afastada das novelas, Isis Valverde estreou como protagonista do horário nobre da Globo na última segunda-feira (3). Ritinha, a "mulher-sereia" que a atriz interpreta em "A Força do Querer", marca a retomada de uma carreira ascendente, interrompida pelos rumores de que um affair entre ela e Cauã Reymond levou à separação dele e de Grazi Massafera.

O fim do casal perfeito, queridinho dos fãs e dos comerciais de biscoito integral, se tornou assunto de trending topic e evidenciou a moral machista do brasileiro. Enquanto Cauã, o suposto adúltero, não viu abalada sua imagem de galã, Isis sofreu nas redes sociais um bombardeio de mensagens agressivas, que a acusavam de ser a "amante destruidora de lares".

Poucos dias antes do primeiro capítulo da trama de Gloria Perez, Isis postou uma selfie no Instagram usando o figurino sexy de sua nova personagem. Entre elogios e votos de "boa sorte" de seus seguidores, estavam lá, novamente, os comentários raivosos. "Qual será o próximo marido que ela vai levar?" e "Que não aconteça contigo o que você fez quando a Grazi estava casada com o Cauã" eram alguns deles.
 
Isis Valverde e Cauã Reymond em cena da minissérie "Amores Roubados" - Divulgação - Divulgação
Isis Valverde e Cauã Reymond em cena de "Amores Roubados"
Imagem: Divulgação
As postagens rememoravam o episódio ocorrido há quatro anos, no sertão da Bahia, durante as gravações de "Amores Roubados" (poderia haver coincidência mais infeliz que o nome da minissérie?). Foi ali, nos bastidores, que brotou para o país a especulação do romance entre Isis e Cauã --algo nunca confirmado pelos dois. O fato ganhou atenção midiática e, a cada flagra de Grazi com aparência abatida divulgado por paparazzi, o ódio e o cerco virtual contra Isis aumentavam.
 
Nos meses de maior turbulência --entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, mês em que "Amores Roubados" foi ao ar-- a atriz fechou sua conta no Instagram para evitar mais ataques. À Grazi, restava o papel de vítima, digna de pena e solidariedade das outras mulheres. Quanta sororidade...
 
Dois anos fora do ar
Linda, carismática e talentosa, Isis era até aquele momento uma estrela em ascensão na Globo. Da estreia como Ana do Véu, a donzela ingênua do remake de "Sinhá Moça" (2006), ao estouro como a periguete Suellen, de "Avenida Brasil" (2012), a atriz era disputada por autores e ganhava cada vez mais destaque na emissora.
 
Antes de "Amores Roubados", ela havia brilhado como protagonista de "O Canto da Sereia" (2013), minissérie das 23h, faixa que a emissora costuma dedicar às suas superproduções. Depois de ver seu nome envolvido no triângulo amoroso, a atriz participou de "Boogie Oogie" (no ar entre agosto/2014 e março/2015), trama das 18h, faixa de bem menos prestígio.
 
Desde então, nos dois anos que se passaram, Isis, que vinha emendando papéis de destaque na dramaturgia da principal emissora do país, ficou fora do ar. A Globo nega, mas essa "geladeira" seria parte de uma estratégia de "reconstrução de imagem" de um dos principais nomes da casa. 
 
Acidente de carro
Em um comunicado emitido por sua assessoria de imprensa à época, Isis, acertadamente, declarou: "Me delegaram poderes que felizmente não tenho. Relacionamentos se iniciam e acabam com a naturalidade que lhes é peculiar".
 
Além da reação inflamada dos fãs do ex-casal, a atriz também passou por outro momento difícil. Em 31 de janeiro de 2014, 14 dias após o último capítulo de "Amores Roubados" ir ao ar, ela sofreu um grave acidente de carro, no qual fraturou a primeira vértebra da coluna. Deixou o hospital no dia seguinte, usando um colar cervical, que a acompanhou por um mês.
 
Implacáveis em sua moral torta, haters na internet falavam em "castigo por ela ter acabado com uma família feliz". 
 
Isis Valverde é Ritinha em "A Força do Querer" - Fabio Rocha/TV Globo - Fabio Rocha/TV Globo
Isis caracterizada como Ritinha em "A Força do Querer"
Imagem: Fabio Rocha/TV Globo
Vida em Nova York
Após a recuperação, Isis se mudou para Nova York, fez cursos de inglês e de interpretação. Também foi ser feliz no amor: namorou por cinco meses o músico mexicano Uriel Del Toro e, há quase um ano, sua companhia constante é o modelo carioca André Rezende.  
 
Cauã e Grazi, o it-casal pelo qual os "defensores da família" tanto advogaram, também teve direito a final feliz nesse novelão. O ator namora há pouco mais de um ano Mariana Goldfarb, modelo e apresentadora do canal OFF. Grazi está, há quase 11 meses, com o advogado Patrick Bulus, herdeiro de uma das maiores fortunas do Brasil. 
 
Feminista de grife
Grazi, ironicamente, sofreu --em bem menor grau, diga-se-- ataques semelhantes aos quais Isis havia sido alvo no passado. Bulus, pouco tempo antes de engatar o romance com a atriz, havia terminado um namoro de dois anos com a cantora Mariana Rios. Ofensas machistas como "destruidora de lares" e "traidora" foram usadas por fãs de Mariana para atacar Grazi em sua conta no Instagram.
 
Neste retorno triunfal como protagonista da novela, Isis mandou um recado, como quem fecha um ciclo. Na coletiva de imprensa de apresentação da novela "A Força do Querer", no último dia 15, a atriz vestiu uma camiseta, da grife Dior, na qual se lia: "We should all be feminists" (deveríamos todos ser feministas, em tradução para o português).