Comportamento

Meu Professor Racista: campanha denuncia preconceito em salas de aula

Reprodução
Imagem: Reprodução

Lucas Menegale

Do UOL

05/04/2017 17h24

Nesta semana, a hashtag #MeuProfessorRacista viralizou no Facebook e no Twitter. Muitos internautas utilizaram o recurso para denunciar casos de racismo nas salas de aula.

O movimento surgiu com o coletivo Ocupação Negra, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP. O grupo, formado por alunos negros da instituição, criou a hashtag depois de um debate em sala de aula. Uma professora da universidade teria usado "tom de chacota" ao discutir temas raciais nas obras do escritor Monteiro Lobato. Ela teria exigido que o grupo fosse retirado do local por seguranças do campus.

"Esse tipo de postura mostra o quanto temos professores que necessitam urgentemente de formação acadêmica em conformidade com a lei sobre o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, já que são responsáveis pela formação acadêmica de futuros professores", disse o grupo em carta aberta publicada nas redes sociais.

O post se refere à lei federal nº 10.639/03, que tornou o conteúdo obrigatório na grade curricular dos ensinos fundamental e médio, a partir de 2003.

Em manifesto, a Ocupação Negra também critica a inércia da USP nos episódios de discriminação racial. "Nossas ações partem do pressuposto de que o debate deve ser feito em todo espaço –tal se dá a vivência de racismo–, diante do que a universidade não pode se isentar, como vem fazendo".

Após contato do UOL, a Faculdade emitiu uma nota dizendo que só tomou conhecimento do assunto pela imprensa e que não foi procurada pelos envolvidos: "A direção está levantando mais detalhes sobre o ocorrido e se pronunciará tão logo tenha conseguido recolher os dados necessários e os tenha discutido em suas instâncias colegiadas, o que acontecerá até o fim desta semana."

Getty Images

 

Veja a seguir alguns casos de racismo denunciados com com a hashtag #MeuProfessorRacista:

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

BBC
Redação
Redação
Redação
ANSA
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
BBC
BBC
do UOL
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
ANSA
Sem Filtro
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
ANSA
Blog Alto Astral
Blog do Fred Mattos
Redação
Redação
Redação
Redação
EFE
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
BBC
Redação
Reuters
AFP
BBC
Redação
Topo