Topo

Trabalho escolar de mãe viraliza e prova que idade não significa nada

Post de mãe e filho com lição de geografia viralizou nas redes sociais - Reprodução/Facebook
Post de mãe e filho com lição de geografia viralizou nas redes sociais Imagem: Reprodução/Facebook

Thamires Andrade

Do UOL

05/04/2017 14h21

Danilo Lourenço compartilhou em um grupo no Facebook a alegria que sentiu ao receber da mãe uma foto de seu dever de casa. Fátima Maria Lourenço, 47, voltou a estudar há um ano e, segundo Danilo, mostra cada trabalho e prova com muito orgulho.

O que o estudante de publicidade não esperava era que a publicação fosse viralizar. "Quando postei em um grupo que participo, a postagem teve mais de 25 mil curtidas e comentários e o print da conversa no WhatsApp também foi postado em outras páginas, como a "Com Açúcar, Com Afeto" e viralizou", conta.

Danilo não deu conta de responder tantas mensagens lindas destinadas à sua mãe. "Também recebi várias histórias de mães que voltaram a estudar também mais velhas, que hoje fazem faculdade e estão na mesma sala dos filhos", conta.

Danilo, o irmão e a mãe Fátima - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Danilo, o irmão Leandro e a mãe Fátima
Imagem: Arquivo Pessoal

Fátima parou de estudar muito jovem, pois sua mãe trabalhava na roça e ela precisou cuidar de seus quatro irmãos. "Só que ela sempre incentivou a mim e a meu irmão. Sempre ajudava a gente com os deveres de casa, pegava no nosso pé com relação as notas. E isso é até hoje. Estou no último ano da faculdade e ela ainda pergunta como estão as provas, se o TCC está difícil e etc.", conta.

A volta aos estudos já garantiu a Fátima um bom fruto: ela passou em um concurso e hoje é zeladora concursada em Astorga, no Paraná. "Ela sempre trabalhou de zeladora em empresas, mas fez o concurso estadual para ter uma garantia e, quem sabe, um salário melhor para bancar a faculdade de Gastronomia que é o sonho dela", conta.

Segundo Danilo, a mãe ama cozinhar e sempre foi seu sonho trabalhar nessa área. "Ela sentiu necessidade de voltar a estudar para correr atrás desse sonho. Eu e meu irmão ajudamos ela, seja com continhas de matemática ou lição de geografia e ciências”, conta.

Danilo está prestes a se formar na faculdade e lembra o quanto sua mãe se emocionou na formatura de seu irmão. “Ele fez Ciências Contábeis, já terminou uma pós-graduação e agora voltou a estudar, começou o curso de Direito. A alegria e emoção da minha mãe na formatura dele foi incrível, acho que isso a motivou ainda mais a voltar a estudar”, conta.

Uma frase que dona Fátima sempre diz e que marcou a vida do filho é “tudo que não podem tirar da gente é o estudo”. “E realmente é uma verdade. Você pode perder tudo! Emprego, bens materiais, família e amigos, mas ninguém pode tirar o conhecimento”, fala.

Os filhos estão orgulhosos da inversão de papéis e a mãe cada vez mais empolgada e motivada a aprender. “Ela está transbordando de orgulho e nós também. Agora é a nossa vez de incentivar e dizer que ela consegue, igualzinho ela fazia com a gente antigamente”, diz.

Para Danilo, a história da Fátima só mostra que idade não significa nada quando se tem vontade de aprender e determinação. “Nunca é tarde para mudar, independentemente da idade. Toda dificuldade e falta de oportunidades que minha mãe passou, ela superou e mostrou que nós podemos tudo, basta querer, se dedicar e correr atrás dos nossos sonhos”, fala.