Topo

Estudo revela qual é o lado favorito para selfies e o que isso quer dizer

Reprodução/Instagram/@kimkardashian
Imagem: Reprodução/Instagram/@kimkardashian

Do UOL

18/04/2017 11h29

Na hora de virar a câmera do celular para o modo selfie, qual o lado que você quer mostrar mais? Pois uma pesquisa do departamento de psicologia da Universidade La Trobe, na Austrália, revela que até na hora de angariar curtidas a maioria prefere dar mais foco ao lado esquerdo do rosto.

Segundo o estudo conduzido pela psicóloga Annukka K. Lindell, 100 homens e 100 mulheres tiveram suas fotos do Instagram analisadas levando em conta o tipo de foto (normal ou através do espelho) e pela pose utilizada (mais para esquerda, direita ou bem centralizada). Tudo isso levou a uma amostra de 2 mil imagens.

A conclusão foi que 41% dos analisados prefere ressaltar o lado esquerdo, contra 31,5% o lado direito e 19,5% imagem centralizada.

Segundo a estudiosa, há uma explicação para escolher o lado esquerdo. “Este lado é predominantemente controlado pelo hemisfério direito do cérebro, dominado pela emoção. Portanto o lado esquerdo seria mais expressivo neste aspecto”, diz. Logo, a opção pelas poses que revelam mais o lado direito seria uma tentativa de esconder as emoções.

O que você revela com as suas selfies?