Topo

Cinco atitudes que você nunca deve ter ao usar o computador do trabalho

Do UOL, em São Paulo

21/04/2017 20h05

Sabe aquela busca por fotos sensuais de alguma atriz famosa ou os orçamentos para a sua próxima viagem de férias que você pediu enquanto estava em horário de trabalho? Melhor segurar a onda e fazer esse tipo de busca somente de seu computador pessoal, ao menos que queira perder o emprego.

O site do "The Independent" conversou com especialistas e descobriu que limpar o registro de páginas visitadas não é suficiente para varrer qualquer evidência de onde você esteve gastando seu tempo na internet do trabalho.

Se assim desejarem, seus empregadores podem acompanhar praticamente tudo o que você faz na máquina, como se fossem o "Big Brother'. Com isso em mente, listamos algumas pesquisas que é melhor manter bem longe de seu equipamento de trabalho:

1 - Pornografia ou outros sites inadequados

assistir pornô no computador - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Este item deveria ser algo natural de se evitar no ambiente profissional, mas não é o que algumas pessoas fazem. Um funcionário da cidade de Baltimore (EUA), por exemplo, foi demitido por passar 39 horas de seu trabalho assistindo a filmes pornô. Em um dia, ele chegou perder mais de seis horas fazendo isso durante um turno de oito horas.

Fora que, caso não chegue a ser demitido, você no mínimo acabará em uma situação potencialmente embaraçosa. Melhor deixar para acessar esse tipo de site direto de casa.

2 - Tentar acessar informações confidenciais

acesso negado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Todos sabemos que existem dados que estão fora dos limites de nosso cargo por alguma razão. Assim, caso eles estejam disponíveis na intranet, não tente acessá-los por conta própria.

Sem dúvida, o departamento de Tecnologia da Informação estará ciente de todas as tentativas feitas para obter acesso a uma área segura, da qual seu login não tinha autorização. Vai ficar feio para você quando o chefe descobrir.

3 - Tem um freela para resolver? Faça de casa

homem e mulher no computador, trabalho, escritório, trabalhando, executivos - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Se você está trabalhando em um segundo emprego ou dirigindo um negócio paralelo por conta própria, seja extremamente cuidadoso no momento de acessar sites que, obviamente, estão fora do escopo normal de suas funções no trabalho.

4 - Procurar um novo emprego

Hacker, roubo de dados, roubo de identidade, internet, redes sociais, computador - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mesmo que esteja super infeliz em seu local atual, nunca use seu computador de trabalho para procurar uma nova ocupação. Este é um grande risco e pode fazer você perder seu emprego atual imediatamente.

Além disso, a situação levantará uma bandeira vermelha, especialmente se a sua intenção for tentar uma colocação em alguma empresa concorrente. Tudo culpa de questões como segurança, confidencialidade e acordos de não concorrência.

5 - Sites relacionados ao planejamento de festas, férias ou casamentos

Computador, mulher, escritório - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
Até dá pode dar uma olhadinha rápida no placar da última rodada durante o intervalo para o café, ou mesmo marcar algum médico, afinal esse tipo de local funciona em horário comercial.
 
Mas não dá para perder muito tempo do seu dia fazendo pesquisas sobre suas próximas férias ou tentando encontrar o melhor lugar para casar. Lembre-se: melhor fazer tudo bem longe da empresa!