Topo

Triste depois do fim do namoro? Acreditar que está superando pode ajudar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

26/04/2017 08h41

Chorar, se entupir de chocolate, cair na balada, entrar para o Tinder... a cura para o coração partido pode ser muito mais simples do que se pensava. Segundo estudo recente da Universidade do Colorados (EUA), apenas acreditar que você está fazendo algo para superar o/a ex já alivia a sensação de dor.

Esta conclusão surgiu através de um teste com placebos - tratamentos que não contém ingredientes ativos -. Para a pesquisa foram recrutados 40 voluntários que haviam passado por um término indesejado de um relacionamento nos últimos seis meses. Foi requisitado que levassem uma foto do/a ex e uma outra de um amigo/a do mesmo gênero.

Dentro de uma máquina de ressonância, os participantes deveriam olhar para a primeira foto e relembrar o término. Depois, era mostrada a segunda imagem. Eles também foram submetidos a dores físicas. Enquanto estes estímulos eram alternados repetidamente, foi perguntado aos participantes como eles se sentiam em uma escala de 1 (muito mal) a 5 (muito bem) e a máquina registrava toda a atividade cerebral.

Após esta etapa, os participantes aplicaram um spray nasal. Para metade deles foi dito que se tratava de “um eficiente analgésico para a dor emocional”. Para a outra metade, uma simples solução salina.

De volta à máquina, os estímulos foram repetidos. O grupo do placebo não só sentiu menos dor física como se sentiu melhor emocionalmente, reduzindo a sensação de rejeição ao ver a foto do/a ex.

Tor Wager, um dos pesquisadores, afirma que a dor emocional é, pela neuroquímica, real como a física. “Apenas o fato de estar fazendo algo por você e se engajar em algo que dá esperança pode ter um grande impacto”, diz.