Topo

"Até fiquei bonita": mineira de 94 anos faz ensaio e conquista a internet

Deotina Pereira Gil, ou Dona Tina, fez ensaio para comemorar seus 94 anos.  - Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia
Deotina Pereira Gil, ou Dona Tina, fez ensaio para comemorar seus 94 anos. Imagem: Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia

Helena Bertho

do UOL

30/04/2017 18h30

Deotina Pereira Gil, ou Dona Tina, como prefere ser chamada, ganhou de presente no seu aniversário de 94 anos um ensaio fotográfico. E, sem vergonha da câmera, ela fez bom uso do presente, com diversos looks e poses cheias de confiança. O resultado ficou tão bom, que assim que foi publicado no Facebook do estúdio fotográfico, o ensaio recebeu dezenas de comentários positivos e compartilhamentos.

"Eu estou achando maravilhoso fazer sucesso, tudo tem uma primeira vez na vida, né?", conta a idosa, que não tem internet em casa e ficou sabendo pelos netos da novidade. Dona Tina tem 11 filhos e já perdeu a conta de quantos netos e bisnetos tem. "Deve ser mais de 90".

Dona Tina em ensaio  - Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia - Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia
Imagem: Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia
"Eu nunca saio bagunçada"

O ensaio foi presente do fotógrafo Adilson Rodrigues, que é amigo de uma das netas dela e já tinha feito uma outra seção fotográfica na celebração dos seus 90. Fabiana Gil, a neta que a acompanhou na seção, conta que avisou a avó na véspera e pediu que separasse uma roupa para posar. "Quando cheguei lá, ela estava com uma sacola enorme de roupas e outra de acessórios. Durante as fotos, quis trocar cinco vezes de look e sempre tinha que acompanhar os brincos, pulseiras e colares. Ela é muito vaidosa".

De fato, Dona Tina não descuida da aparência. "Não tem nada a ver com a idade. Eu não saio de casa bagunçada, sempre coloco um batom, um brinco, um colar, uma roupinha boa", conta. Perguntada se se considera bonita, ela responde: "Ah! É estranho a gente achar a gente mesma bonita, né? Mas as fotos ficaram muito boas. Eu sempre faço fotos e sempre ficam boa".

Apesar da idade, ela mora e cuida da casa sozinha. "Eu só não faço o que eu não aguento, porque estou mais fraca. Cozinho, lavo e passo a minha roupa e até dou uma limpada."

Viúva há 40 anos, Dona Tina adora sair e aproveitar a vida, sempre viaja com os filhos e participa das festas da família, ocasiões em que gosta de aproveitar também um Campari. "A única coisa que eu tinha vontade de fazer e sei que não vou é ver o Papa em Roma. Todos os outros lugares que queria ir, já fui". 

Dona Tina - Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia - Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia
Imagem: Adilson Rodrigues/ Studio Pontes Fotografia