Topo

Bar de SP cria 'drink La Penha' para salvar mulheres de assédio

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

23/05/2017 10h34

"Ei, moça! Você está em um encontro que não está indo muito bem?" Um aviso que começa com essa frase chamou a atenção dos frequentares do Red Show, um bar estilo pub localizado em Santo André (SP).

Isso porque o cartaz, colado na parede dos banheiros femininos, pretende ajudar a mulher em algum tipo de encontro amoroso abusivo, por exemplo, sugerindo que ela solicite um drinque específico para obter ajuda sem chamar a atenção.

Antes da história do cartaz, Renato Zacarias, proprietário do bar, lembra que o local teve apenas um caso de violência doméstica, quando um rapaz chegou a ameaçar a namorada e precisou ser retirado pelo segurança. "Não foi nenhum grande problema, mas, por conta deste episódio, já pensávamos em algo para tentar coibir esse tipo de atitude", diz.

Até o momento, no entanto, ninguém precisou pedir o La Penha no balcão, diz. Ele conta que a ideia de colocar a mensagem surgiu há cerca de três semanas, quando soube com o irmão, Robson, que também é sócio do estabelecimento, de um bar na Europa que fez algo parecido. "Gostamos da proposta e quisemos trazer para cá", explica. Caso se sinta ameaçada, a cliente pede o drinque e, automaticamente, passa a ser acompanhada por um segurança da casa até o carro, ou táxi, até ficar livre do agressor.

Trabalho preventivo

A ideia fez sucesso entre os frequentadores e também com quem viu a foto apenas na internet. Tanto que a imagem, compartilhada por Ariane Rivera no Facebook no último sábado (20), já teve mais de 17 mil curtidas e quase 70 mil compartilhamentos. Renato ressalta, contudo, que a ação não foi feita com o intuito de ser divulgada.

"Nosso público--na faixa dos 18 aos 25 anos-- é muito alternativo e variado, mas também se preocupa com esse tipo de situação. Acho que, até por isso, nunca tivermos problema em relação a violência", avalia ele, antes de completar: "Colocamos mais para prevenir caso aconteça algum dia, dando uma alternativa para a pessoa."