Topo

Jovem do ES ganha direito de ver rapaz que a difamou se desmentir na web

Izabela abriu mão de pedir indenização na Justiça Cível - Getty Images
Izabela abriu mão de pedir indenização na Justiça Cível Imagem: Getty Images

Adriana Nogueira

Do UOL

24/05/2017 10h03

Depois de esperar um ano, Izabela Stelzer Pagiola conquistou na Justiça o direito de ver Lazaro Nascentes Dias desmentir publicamente o relacionamento íntimo que inventou ter tido com ela.

O rapaz teve de publicar em seus perfis no Facebook e no Instagram o texto abaixo, depois de Izabela mover contra ele uma ação por difamação no 2º Juizado Especial Criminal de Vitória (ES), cidade onde moram.

“Eu LAZARO NASCENTES DIAS, em meados de maio/2016, afirmei para meus amigos que havia saído e tido relacionamento íntimo com IZABELA STELZER PAGIOLA. Esclareço, nesta oportunidade, assim como declarei na superintendência técnica da Polícia Civil e nos autos da queixa-crime nº 0017732-64.2016.8.08.0024, que nunca tive qualquer relação, íntima ou não, com a Sr. IZABELA e que tudo não passou de minha invenção. Utilizo esse espaço para me retratar publicamente e pedir desculpas a todos os envolvidos que se sentiram ofendidos pelos transtornos criados pela mentira que inventei, principalmente a ela, que foi diretamente atingida em sua honra, bem como, sua família e seu namorado.” Até a publicação desta reportagem, o pedido de desculpa de Lazaro havia tido 16 mil reações no Facebook.

O texto foi escrito pelo advogado de Izabela, Augusto Silveira Luppi Goldner. “Na audiência de segunda [22], perguntei o que a faria se sentir reparada e ela aceitou a declaração pública dele”, afirma Goldner, acrescentando que, pelo acordo feito, Izabela abriu mão de pleitear indenização na Justiça Cível.

No Facebook, Lazaro terá de manter a publicação pública por tempo indeterminado. Pelo acordo, ele ainda teve de abrir seu Instagram por 30 dias, onde terá manter a postagem por 90 dias.

De acordo com Goldner, a Polícia Civil fez uma busca na casa de Lazaro, e apreendeu o notebook dele, no equipamento foram encontradas montagens de conversas íntimas entre ele e outras 12 garotas. As falsas mensagens foram anexadas ao processo.

Embora as montagens envolvendo Izabela não tenham sido localizadas, em depoimento na delegacia, Lazaro admitiu que inventou o relacionamento com a jovem.

Em seu Facebook, Izabela comemorou o que chamou de fim do "pesadelo". "Não deixem que caras como esse alimentem esse vício estranho e escroto de mentir e nos machucar para se autovangloriar. Corram atrás da justiça. A gente merece e, no final, sempre vale a pena!", escreveu ela na postagem. 

Segundo o advogado, o namorado da jovem chegou a terminar o relacionamento com ela por causa da história inventada por Lazaro. Os dois reataram um tempo depois.

A reportagem tentou contato com Lazaro, mas até a publicação deste texto não obteve retorno.