Topo

Já ficou deprê depois de transar? Entenda o que é a disforia pós-coito

iStock
Imagem: iStock

Gabriela Guimarães e Marina Oliveira

Colaboração para o UOL

26/05/2017 04h00

Se você já teve vontade de chorar logo após sentir muito prazer em uma transa, não precisa ficar preocupado. Essa "deprê" orgástica, ou "disforia pós-coito", como definem os especialistas, é uma tristeza sentida por algumas pessoas minutos depois da relação sexual.

Em 2015, foi realizada uma pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, com 230 mulheres. Entre as entrevistadas, 46% afirmaram ter sentido, ao menos uma vez na vida, a disforia pós-coito. Dessas, 2% relataram perceber a sensação "sempre" ou "na maioria das vezes" em quem transavam. Todas as participantes relataram ter feito sexo consensual nesses casos.

Embora ainda não haja pesquisas com homens, os especialistas são unânimes em afirmar que pessoas de ambos os gêneros podem vivenciar o quadro. Contudo, eles tendem a não demonstrar o que estão sentindo de forma tão clara.

"É usual um sentimento de tristeza e solidão, podendo culminar com o choro", diz a educadora sexual Neise Galego. Algumas pessoas também descrevem um misto de vergonha, amargura, ansiedade, agressividade e melancolia no pós-sexo. No estudo conduzido na Austrália, um relato comum entre as entrevistadas era o de sentir-se desconfortável na própria pele. As sensações incômodas ou desagradáveis podem durar alguns minutos ou até mesmo horas.

A transa não foi boa?

E esse sentimento não está ligado ao fato de a transa ter sido boa ou ruim. Os especialistas afirmam que você pode ter o melhor orgasmo da sua vida, com uma pessoa que ama muito, e, ainda assim, sentir-se misteriosamente triste depois da transa. Por isso, via de regra, a disforia não deve ser encarada como um sinal de problema no relacionamento. "Só é válido desconfiar de que a qualidade do relacionamento está influenciando na tristeza pós-sexo quando o quadro começa a se repetir muitas vezes, sempre com o mesmo par", diz a psicóloga Priscila Junqueira, especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Os hormônios tem sua participação nisso, segundo os estudiosos. O orgasmo libera uma grande quantidade de hormônios na corrente sanguínea – o que resulta em um pico de prazer. Porém, logo depois, eles entram em queda bruscamente. "Após o sexo, a taxa de dopamina cai e a de prolactina [que baixa a concentração de testosterona no sangue e causa a sonolência comum no pós-sexo] sobe. É comum ficar com as emoções à flor da pele nesse momento", explica Priscila.

A disforia pós-coito se torna um problema apenas se acontecer com frequência, ao ponto de prejudicar a qualidade de vida. Essa tristeza, em geral, não está relacionada à depressão. "A tristeza faz parte da vida de qualquer pessoa e pode passar em algumas horas ou dias. Já a depressão é persistente e prejudica a vida pessoal, sentimental, sexual ou profissional, alterando a rotina e a capacidade de sentir prazer. De uma maneira bem simples, o que caracteriza o quadro de depressão é a tristeza que se prolonga demais, por meses", explica Neise.