Relacionamento

Pode dormir brigado, sim! 10 dicas para fazer as pazes depois da discussão

Getty images
Imagem: Getty images

Helena Bertho

do UOL

01/06/2017 04h00

Brigas fazem parte de todo relacionamento. Assim como fazer as pazes depois delas. O problema é que às vezes os ânimos acirrados dificultam a conversa e acabam transformando pequenas discussões em desentendimentos homéricos, deixando a reconciliação ainda mais difícil. Para ajudar, listamos aqui 10 conselhos de terapeutas de casal para ajudar a fazer as pazes mesmo depois das piores brigas.

1. Respire fundo

Ou vá dar uma volta, tomar um banho. Nem sempre discutir logo depois da briga é o melhor. Dê um tempo para a cabeça esfriar, as emoções baixarem e vocês poderem conversar com calma.

2. Pode dormir brigado, sim

Às vezes, você precisa de mais do que um banho para colocar a cabeça no lugar. Tudo bem. Se precisar, tire alguns dias para digerir as mágoas e entender o que realmente quer antes de fazer as pazes. E se a outra pessoa precisar, respeite o tempo dela.

3. Dê um sinal de paz

Um dos dois vai precisar tomar essa iniciativa, então que seja você. Dê um beijo ou abraço no seu amor e deixe claro que está ali para resolver o problema. Demonstrar carinho é uma ótima forma de se conectar com a pessoa e partir para uma solução.

4. Não procure um culpado

Mesmo que um dos dois tenha cometido um erro, para que ficar procurando um culpado? Conversem pensando na solução e não no erro!

5. Foco no presente

Não volte nas mágoas do passado. "Você lembra que..." Não é hora disso. Se resolverem lavar a roupa suja, ficarão em uma DR eterna. Foco em resolver o problema que gerou a briga, para depois revisar a relação toda.

6. Descontraia

Se o ambiente estiver ruim, o clima tenso, tente descontrair com uma brincadeirinha ou um carinho. Assim vocês relaxam um pouco para retomar as negociações de paz com o coração mais aberto.

7. Não queira ser o vencedor

Dê que adianta ganhar uma briga e perder seu amor? Lembre que não se trata de uma competição e sim de uma conciliação. Então não precisa ficar no ataque, nem na defensiva! O melhor é falar claramente o que sente, sem agressividade.

8. De olho no ambiente

O mundo ao redor de vocês influencia não só o humor dos dois, mas até como a conversa vai rolar. Procure fazer as pazes em um espaço agradável, em que vocês fiquem confortáveis e possam conversar sem interferência.

9. Saiba quando ceder

Nem sempre o que você considera certo é o que a outra pessoa considera certo. Então ambos vão precisar ceder para chegar em um acordo que satisfaça as duas partes. É importante estar disposta a negociar.

10. Mas não se machuque

Você só deve ceder enquanto isso não estiver te desrespeitando ou machucando. Então tenha claro que é que importa para você, para que não abra mão de algo que é essencial para seu bem-estar ou que vá contra seus valores. Se você está se sentindo agredida, talvez seja hora de pensar se quer realmente fazer as pazes.

Foram consultadas terapeutas de casal Lelah Monteiro e Tatiana Leite. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
BBC
Redação
Comportamento
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Comportamento
Redação
Topo