Topo

Esses 7 sinais indicam excesso de controle na relação e problemas à vista

iStock
Imagem: iStock

Helena Bertho

do UOL

02/07/2017 04h00

Um pouco de cobrança é normal e faz parte de todo relacionamento. Mas às vezes uma das partes acaba exigindo demais de seu amor, controlando suas escolhas e pedindo que se comporte de um jeito que vai contra quem realmente é. Toda relação deve ser baseada em equilíbrio e igualdade entre as partes, então se um dos dois começa a controlar demais, algo está errado. Se seu amor exigir alguma dessas coisas de você, fique alerta!

1. Mudar quem você é

Para começar, se escolheu estar com você, por que pedir que você mude? É preciso aceitar você do jeitinho que é. Além disso, ninguém muda por outro. Você pode amadurecer, aprender e evoluir, mas não sob as ordens do outro.

2. Se afastar da família e amigos

Quando você está com alguém, vem no pacote sua história, família e amigos. Pedir para que se afaste de quem gosta é tirar um pedacinho da personalidade da pessoa. E pode levar a um isolamento que faz mal e é típico de relações abusivas.

3. Abrir mão de seus sonhos 

Cada um tem os próprios sonhos e desejos. Exigir que você desista de algo que te faz bem para que fiquem juntos não é legal. Claro que as relações pedem que ambos cedam um pouco, mas essas atitudes devem partir da própria pessoa e não ser uma exigência.

4. Interferir nas suas escolhas profissionais

É claro que um pode comentar a carreira do outro e dar sua opinião, dizer como afeta a rotina do casal e da família. Mas a decisão final cabe sempre a você, afinal a carreira é sua e você pode ter objetivos diferentes do outro.

5. Forçar para fazer algo que você não quer

Estar com quem você ama não quer dizer que você tem que passar por situações desconfortáveis por ele. Se seu amor te pedir que faça algo que te faz mal de alguma forma, fale. Isso vale também para a cama: você nunca é obrigada a fazer o que não tiver vontade.

6. Dar senhas e acesso ao seu celular

Relacionamentos devem ser baseados na confiança. Pedir senhas, querer ler todas as trocas de mensagens, saber com quem você fala são formas de controlar sua vida e também sinais da falta de confiança. Além disso, para uma relação duradoura, é essencial que cada um mantenha a própria individualidade, espaços próprios para que não se sintam sufocados.

7. Mudar sua opinião

Discordar é normal e é pouco provável que duas pessoas pensem completamente igual. E exigir que você mude como pensa é uma forma de controle extrema que faz com que você se anule e apague dentro da relação, optando por ficar calada ao invés de se expressar e isso não é saudável. 

Especialistas consultadas: Margareth dos Reis, psicóloga e terapeuta de casais, doutora pela Universidade de São Paulo; Lelah Monteiro, terapeuta de casal especialista em violência e abuso.